top of page

Amar é… Impossível




Algum tempo atrás li o livro “O Desafio de Amar” e confesso que fiquei surpresa, principalmente com o texto abaixo, apesar de achar que já sabia que o verdadeiro amor entre marido e mulher só pode vir de Deus, a verdade é que sempre queremos alcança-lo por nossos próprios esforços. Ao ler este texto, senti Deus falando a mim: “Filha até para amar você precisa de mim, sem mim… é impossível amar”. Espero que ler este texto seja uma bênção para você como foi para mim. “O desafio de amar começa com um segredo… O segredo é este: você não pode fabricar amor incondicional (ou amor ágape) do seu próprio coração. É impossível. Está além de todas as nossas capacidades.


Você pode ter demonstrado bondade e altruísmo de alguma maneira, e você pode ter aprendido a ser mais atencioso e ponderado. Mas amar alguém sincera, abnegada e incondicionalmente é uma questão completamente diferente.


Então como você pode fazê-lo?

Goste ou não, o amor ágape não é algo que você pode fazer. É algo que apenas Deus pode fazer. Mas devido ao Seu grande amor por você – e Seu amor por seu cônjuge – Ele escolhe expressar Seu amor através de você.


Ainda assim, talvez você não acredite nisto. Você pode estar convencido de que com esforço e compromisso suficiente, você pode conseguir amor incondicional, duradouro, que se sacrifica de dentro de seu próprio coração. Você quer acreditar que está dentro de você.


Mas quantas vezes seu amor falhou em evitar que você mentisse, tivesse pensamentos impuros, exagerasse suas emoções ou desejasse o mal para a pessoa a quem, perante Deus, você prometeu amar para o resto de sua vida?


Quantas vezes seu amor provou ser incapaz de controlar a raiva? Quantas vezes seu amor lhe motivou a perdoar ou trouxe um fim pacífico a um argumento contínuo?


É esta falha que expõe o ser humano à sua condição pecaminosa. Todos nós pecamos e carecemos da glória de Deus (Romanos 3:23). Todos nós demonstramos egoísmo, ódio e orgulho. E a menos que algo seja feito para nos limpar desses atributos maus, nos levantaremos perante Deus condenados (Romanos 6:23). É por isso que se você não se acertar com Deus, você não pode amar de verdade seu cônjuge porque Ele é a Fonte desse amor.


Você não pode dar o que você não tem. Você não pode buscar reservas e recursos internos que não estão lá para serem usados. Da mesma maneira que você não pode dar um milhão de dólares se você não tem, você não pode pagar amor em medida maior à que você possui. Você pode tentar, mas falhará.


Então a dura notícia é esta: amor que é capaz de suportar toda pressão está fora do seu alcance, enquanto estiver buscando encontra-lo dentro de si mesmo. Você precisa alguém que possa lhe dar este tipo de amor.


“O amor procede de Deus” (1 João 4:7). E apenas aqueles que têm permitido que Ele entre no coração através da fé em Seu Filho, Jesus – apenas aqueles que receberam o Espírito de Cristo através da crença em sua morte e ressurreição – são capazes de atingir o verdadeiro poder do amor. “Sem mim”, disse Jesus “vocês não podem fazer coisa alguma” (João 15:5).


Mas Ele também disse, “Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido” (João 15:7). Deus prometeu através de Cristo habitar em seu coração pela fé para que você possa “conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus” (Efésios 3:19).


Quando você se entrega a Cristo, Seu poder poder operar em você. Até quando você faz o seu melhor, você não é capaz de viver à altura dos padrões de Deus. Mas Ele “é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós” (Efésios 3:20). É assim que você ama o seu esposo.


Então este segredo – mesmo que pareça uma derrota – tem um final feliz para aqueles que pararem de resistir e receberem o amor que Deus tem para eles. Isto significa que o amor que Ele derramou “em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu” (Romanos 5:5) está sempre disponível, toda vez que escolhermos nos submeter a Ele.


Você simplesmente não será capaz de fazê-lo sem Ele.


Talvez você nunca tenha entregado seu coração à Cristo, mas você sente que Ele está lhe atraindo hoje. Você também pode estar percebendo pela primeira vez que quebrou a Lei de Deus, e que sua culpa lhe impede de conhecer a Ele. Mas a Bíblia diz que se você se arrepender abandonando seus caminhos de pecado e voltar-se para Deus, Ele está disposto a lhe perdoar por causa do sacrifício que Seu Filho fez na cruz. Ele está lhe buscando, não para lhe escravizar, mas para lhe libertar, para que você receba Seu amor e perdão. Então você pode compartilha-lo com aquele a quem você foi especificamente chamado a amar.


Talvez você já seja um crente, mas você admitiria que tem andando longe da comunhão com Deus. Você não lê Sua Palavra, você não ora, talvez você nem vá mais à igreja. O amor que você sentia correndo em suas veias tornou-se em apatia.


A verdade é, que você não pode viver sem Ele e você não pode amar sem Ele. Mas não há como dizer o que Ele pode fazer por seu casamento se você depositar sua confiança nEle.”


Tirado do livro “O Desafio de Amar” de Steven & Alex Kendrick com Lawrence Kimbrough.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page