top of page

O Almoço de Sábado ao Ar Livre

Atualizado: 29 de out. de 2023



O almoço de sábado ao ar livre é um dos “deleites” da guarda do sábado para crianças pequenas, e membros mais velhos da família, também. Dois objetivos devem ser mantidos em mente para que o sábado alcance seu propósito. Primeiro é o estudo da natureza. “Os pais podem levar os filhos ao ar livre para ver a Deus na natureza. Podem estes ser dirigidos para as flores desabrochadas e os botões que se entreabrem... Não devemos ensinar aos nossos filhos que não devem ser alegres no sábado, que é errado andar ao ar livre. Oh, não! Cristo conduzia os discípulos para fora, à beira do lago, no dia de sábado, e os ensinava.” (Orientação da Criança, p. 351)

Quando você torna o sábado um dia para o estudo da natureza, não é difícil obedecer a seguinte instrução. “Não consintais que violem o santo dia de Deus brincando em casa ou ao ar livre. Vós podereis também transgredir igualmente o sábado ao permitir que vossos filhos o façam. E quando consentis que eles perambulem, ou permitis que brinquem no sábado, Deus vos considera transgressores do sábado.” (Orientação da Criança, p. 350, 351)

O segundo objetivo a manter em mente é o serviço. Convide alguém para acompanhá-lo em seu passeio de sábado, “ao enfermeiro ou missionário, à mãe carregada de cuidados e trabalhos árduos, ou às pessoas fracas e idosas, que vivem muitas vezes sem lar, lutando com a pobreza e com tantos desalentos!” (Ciência do Bom Viver, p. 353). O Senhor nos roga que tornemos nosso lar um lugar de refúgio para tais pessoas necessitadas, e um almoço de sábado ao ar livre é uma excelente oportunidade para se fazer isso.

Agora uma palavra de advertência. Não convide pessoas que poderiam divergir seus filhos do objetivo do Sábado – o estudo da natureza. Cada um terá que buscar a Deus para saber quando a família está pronta para receber alguém que precisa de ajuda espiritual. Sugiro que comece convidando uma pessoa mais idosa, solitária a quem as crianças podem ajudar a alegrar. Então se houver um novo converso que está aprendendo a guardar o Sábado, convide-o a passar algum tempo com você no estudo da natureza. Quando seus filhos forem maduros o suficiente e bem treinados na guarda do sábado, você pode convidar uma família de novos conversos para ensinar a devida observância do sábado. Este é o mais elevado tipo de trabalho missionário, mas é necessário um tempo sozinho com sua família por várias semanas para prepará-la para ajudá-lo a fazer isso.

Talvez você queira começar esse tipo de trabalho missionário em um dia da semana em vez de no sábado. “Façam uma excursão” a irmã White instrui. “Seja o dia todo uma contínua recreação.” (Testemunhos para a Igreja, v. 1, p. 514, 515). O capítulo que se inicia nesta página nos fala como tais excursões devem ser. Que modo excelente de ensinar novos conversos e crianças o que é a verdadeira recreação! A propósito, é uma boa oportunidade para se ensinar o planejamento de uma refeição saudável.

Talvez se chamássemos as refeições do sábado de um almoço ao ar livre, em vez de picnic ajudaria as famílias a manter o verdadeiro espírito da guarda do sábado. Que Deus abençoe você ao buscar “viver a vida do Éden” nos próximos sábados. (Orientação da Criança, p. 352).

Tirado do Livro How to Teach Nature in the Home [Como Ensinar a Natureza no Lar], Ellen Frezee



Crédito da Foto: Pexels


136 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page