top of page

O ABC da Educação

Você já considerou a agricultura como uma ferramenta de ensino na educação do seu filho? Provavelmente não, principalmente se você mora na cidade, mas ao estudarmos os princípios da verdadeira educação encontrados em livros como o livro Educação da escritora Ellen White, vemos que todos os tipos de trabalhos úteis que podem ser realizados na vida familiar o cultivo da terra oferecem inúmeras possibilidades de aprendizado. Ele não apenas desenvolve habilidades físicas, e mentais, mas principalmente a espiritualidade.

Joshua White, palestrante norte-americano na área de educação de filhos fez uma palestra sobre os benefícios de educar as crianças através de atividades agrícolas, baseado em inúmeras pesquisas científicas. Confira o resumo de sua palestra a seguir e enriqueça a educação do seu filho. Para acessar a palestra completa veja o link no final do texto.

“Para os primeiros oito ou dez anos da vida de uma criança, o campo ou jardim é a melhor sala de aula, a mãe é o melhor professor, a Natureza o melhor compêndio. Mesmo quando a criança tem idade suficiente para frequentar a escola, a sua saúde deve ser considerada de maior importância do que o conhecimento dos livros. Deve ser rodeada das condições mais favoráveis, tanto para o crescimento físico como para o mental.” Educação, 208.

Benefícios da jardinagem: – Melhora a autoconfiança, valor próprio: a criança planta e vê a produção. É uma grande oportunidade para realizar pequenas tarefas. – Perseverança/Paciência: a criança planta e precisa esperar e germinação e produção. – Melhor compreensão de ciências: tem a oportunidade de experimentar a verdadeira ciência e fazer parte dela. – Melhor aprendizado, melhor pontuação em teste acadêmicos: lidar com a terra põe a criança em contato com a microbactéria Bacchae encontrada no solo que pesquisas provam ser benéfica para o desenvolvimento mental.

“Viver no campo lhes será benéfico; vida ativa ao ar livre desenvolve a saúde tanto da mente como do corpo. Devem ter um jardim para cultivar, onde possam encontrar ocupação agradável e útil. O estudo de plantas e flores tende a melhorar o gosto e o discernimento, enquanto que a familiaridade com a bela e útil criação de Deus tem uma influência enobrecedora e refinadora sobre a mente, levando-a ao Criador e Senhor de todos.” Lar Adventista, 142. “Em conexão com seu lar, tenha uma horta se possível, onde seus filhos possam trabalhar e você possa trabalhar com eles. Instrua-os e organize as tarefas deles para que seu tempo livre não seja gasto à toa. De a eles algo definido para fazer, e deixe que sintam que estão fazendo algo para ajudar o pai e a mãe a sustentar a família. Que os mais velhos sintam a responsabilidade de dar um bom exemplo para as crianças menores. Que todos desempenhem uma parte de acordo com sua idade. Quando crianças treinadas desse modo frenquentam escolas, eles terão uma mente clara. Eles serão capazes de raciocinar por si mesmos, e não aceitarão aquilo que essa ou aquela pessoa falam sem alguma prova.” Review and Herald.

Lidar com a terra ajuda a criança a: – Desenvolver a comunicação não verbal – Ter conscientização de ordem – Fazer parcerias – Relacionar-se com adulto – Reduzir o nível de estresse – Melhora a saúde

Aprendizado prático no jardim ensina: Matemática: Contar sementes ou plantas – Medir fileiras, distância umas das outras, altura das mudas – Contar a produção Ciências: Observar e predizer – quão alta será a planta – Partes da planta e seu propósito – Metereologia – como o clima afeta o jardim, estudo sobre as nuvens – Sistema solar – quando plantar o que – Insetos, ecologia, etmologia – Ciclo de vida da planta – compostagem

Testar ideias – que métodos funcionam melhor ou não Pensar da causa para o efeito – se plantar cenoura vai colher cenoura Invenções – proporciona oportunidade da criança inventar ferramentas, inseticidas, fungicidas e outros produtos para controlar pragas. Planejamento – como preservar alimentos para o inverno

O cultivo da terra auxilia no desenvolvimento físico, mental e intelectual da criança. Ele desenvolve o raciocínio, algo essencial não apenas para ser bem sucedido nesta vida, mas não vida eterna, é uma fonte de emprego útil e uma das melhores fontes de cultura física, além de nos colocar mais perto do Criador. Vamos aproveitar essa bênção que Deus deixou para nós e utilizá-la na educação dos nossos filhos.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page