top of page

Estudo da Grama

“No estudo das ciências, também, devemos obter conhecimento do Criador. Toda verdadeira ciência não é senão uma interpretação da escrita de Deus no mundo material. A ciência traz de suas pesquisas apenas novas provas da sabedoria e poder de Deus. Corretamente entendidos, tanto o livro da natureza como a Palavra escrita nos familiarizam com Deus, ensinando-nos algo das sábias e benfazejas leis mediante as quais Ele opera.” Patriarcas e Profetas p. 441.

Segue uma sugestão de estudo utilizando a Bíblia, a ciência e o caráter juntos. Vamos utilizar para esse exemplo o estudo da grama (erva).

Objeto da Natureza

Texto Bíblico

Lição para o Caráter1. A Engenharia de DeusJeremias 51:5A Sabedoria de Deus2. Como a Grama se OriginouColossences 1:16Jesus é o Criador3. O Proósito da GramaSalmo 104:14Gratidão pelos alimentos4. Micro-organismos1 Coríntios 1:28, 29Humildade5. O link VerdeFilemon 2:5-8Conexão Divina6. Identificando a GramaIsaías 43:1Auto-respeito7. Anatomia da GramaJoão 15:8-11Serviço8. Olhar AtentoMateus 5:48Cuidado9. FotossínteseHebreus 4:14-16Salvação10. Estômato da Folha da Grama (O Desconhecido)1 Timóteo 3:16Cuirosidade11. Flores da GramaGálatas 6:7Oportunidades12. Novo NascimentoSalmo 33:9Poder para o Crescimento13. Grama Nova e VelhaDeuteronômio 6:2, 7Honra aos Pais14. Sistema da RaizColossences 2:7Devoções diárias15. Cortando a GramaTiago 1:2-4Provações16. A Beleza da Grama SecaIsaías 40:6-8Morte17. A Sociedade que Vive na GramaMateus 6:30O cuidado de Deus18. Orvalho e GutaçãoMarcos 1:35Devoções diárias19. Cinco Gramas ComunsMateus 7:16Caráter cristão20. Adaptação da GramaProvérbios 28:20Adaptação21. Fogo e GramaSalmo 37:1, 2Destruição22. Prados e GramaIsaías 44:3, 4Nova Terra

No mundo maravilhoso da natureza de Deus alguns milagres passam sem serem notados devido a serem tão comuns. Uma folha de grama é uma dessas maravilhas. Aqui temos algumas maneiras de como a grama funciona e o que ela revela sobre o Criador: Salmo 65:9-13 nos diz: “Tu visitas a terra, e a refrescas; tu a enriqueces grandemente com o rio de Deus, que está cheio de água; tu lhe preparas o trigo, quando assim a tens preparada. Enches de água os seus sulcos; tu lhe aplanas as leivas; tu a amoleces com a muita chuva; abençoas as suas novidades. Coroas o ano com a tua bondade, e as tuas veredas destilam gordura. Destilam sobre os pastos do deserto, e os outeiros os cingem de alegria. Os campos se vestem de rebanhos, e os vales se cobrem de trigo; eles se regozijam e cantam.” Salmo 65:9-13

De acordo com as escrituras a grama foi uma das primeiras coisas que Deus criou em nosso planeta. ela parecia ser a fundação para todas as vidas. Esta máquina verde viva alimenta e ministra a todos. Desde a vaca que remói até o mais rico magnata da cidade , todos dependem da humilde grama.

Encorajo a vocês a estudarem na sala de aula do criador essas lições adaptando-as para sua própria idade. Aprendam juntos sobre o caráter, ciência e a Bíblia. Que tenhamos ouvidos para “ouvir a grama cantar” e ouvir sua mensagem “Deus é amor”.

Para os 3 primeiros tópicos segue mais detalhes abaixo para você ter uma ideia de como desenvolver os demais tópicos:

1. A Engenharia de Deus Nossa casa original era um jardim, mas mesmo que moramos em uma cidade ainda podemos nos beneficiar em ver um quintal gramadinho ou até mesmo um terreno vazio que a grama tomou conta. Uma folhinha de grama é um exemplo que uma maravilha arquitetônica. Sua altura é 500 vezes o seu diâmetro e mesmo assim não utiliza nada como suporte. É pisoteada, o vento a empurra e mesmo assim volta a apontar para o céu. Leia Jeremias 51:15 Lição de Caráter: a Sabedoria de Deus Projeto: Saia de casa e veja se consegue identificar uma graminha que seja 500 para 1 (500 vezes mais alta que sua largura). Isso é algo criado por Deus!

2. Como a Grama se Originou Quando nosso mundo tinha apenas três dias de vida, Deus fez a grama. ” E disse Deus: Produza a terra erva verde… E a terra produziu erva, erva dando semente… E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.”Gênesis 1:11-13 Jesus foi quem chamou a grama à existência por ele todas as coisas foram criadas. Colossenses 1:16 Jesus desenhou e criou a grama juntamente com as árvores e outras vegetações. O nome científico da família das gramas é gramineas alterado para Poaceae que consiste de mais ou menos 7500 espécies. É uma das maiores famílias de plantas do mundo. Qual o propósito para o qual Deus criou a grama? Era para ser o alimento para o homem e animal. O plano de Deus é que todo o alimento para os homens e animais viessem do reino das plantas/ Genesis 1:29, 30 Lição de Caráter: Jesus é o Criador Projeto: Vá lá fora, pegue uma folha de grama para estudar. Foi criada por Jesus. Como é o seu formato? Qual a sua cor? Note a textura. Como que ela se dobra? Como seria o mundo sem a grama?

3. O Propósito da Grama A vida na Terra depende dos seres verdes. A grama cresce sem ajuda do homem, mas o homem não pode viver sem a grama. As plantas pegam o seu alimento do solo, sol e se. As gramas e outras plantas absorvem aproximadamente 10% da energia solar. Quando animais, insetos, roedores ou o homem comem a planta, eles recebem apenas uma fração da energia solar que está guardada ali. Algumas criaturas como as vacas, ovelhas e algumas pessoas pegam o seu alimento diretamente das plantas. Outras criaturas pegam o seu alimento comendo animais que se alimentaram de plantas. Gatos e corujas que comem ratos estão incluídos neste grupo. Humanos que comem carne estariam neste segundo grupo também. Um terceiro grupo são os predadores como gatos, lobos e águias. Eles comem os animais do segundo grupo. Deus os fez coletores de lixo por natureza para cuidar daquilo que está morto. A iena, o urubu o porco são exemplos desses animais. A grama é a fonte de alimento original. O coelho como grama, a doninha come o coelho, o gato selvagem come a doninha. Esse processo é chamado de cadeia alimentar. Ao redor de 12 tipos de gramas diferentes estocam nossos supermercados com produtos de cereais, eles são feitos das sementes das gramas: arroz, milho, aveia, centeio, trigo e cevada. Açúcar e melado vem da cana, que também é um tipo de grama. As gramas que alimentam o mundo são trigo, arroz e milho. Se não tivermos a grama por um ano, a fome eliminaria as pessoas do mundo. Devemos ter fazendeiros que cultivam plantas. Uma profissão muito importante é ser um fazendeiro. A Bíblia faz a seguinte pergunta, ” porque você gastou seu dinheiro por aquilo que não é pão? ” Isaías 55:2. Fazendeiros trabalham com a fonte original de todos os alimentos. Salmos 104:14 diz que Deus “Faz crescer a erva para o gado, e a verdura para o serviço do homem, para fazer sair da terra o pão.” Lição de Caráter: Gratidão pelos alimento. Projeto: Faça um relatório do que a sua família come em um dia. Quantos tipos diferentes de grama (erva) você comeu? O alimento que comemos não cresce no supermercado. Quanto que a sua família gasta por semana para comprar produtos da grama (erva) que outra pessoa plantou?

Traduzido e Adaptado por: Angélica Gomide. Baseado no livro: “The Gospel According to a Blade of Grass” Por Terry e Jean McComb.

254 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page