top of page

Dicas para Memorização da Bíblia

Atualizado: 15 de jul. de 2020


A infância é uma ótima idade para começar a memorização da Bíblia. Com certeza você precisa usar este momento com propósito! Lembre-se do contexto do grande conflito que vivemos. Claro que o inimigo não vai deixar ser tarefa fácil, mas temos Jesus Cristo ao nosso lado. Ele nunca perde uma batalha! Porém, temos que usar nossos esforços de uma forma agradável e intencional.

Quando meus filhos era dessa idade eu praticava bastante esse costume e eles não esqueceram mais! Está fixado! Eu usei métodos diferentes. Aqui algumas dicas:

Além dos versos cantados, que é uma das formas favoritas e eficientes para crianças, você também pode colocar em sua rotina falar versos. Não apenas como uma “tarefa” para seus filhos, mas como algo agradável para toda a família. Alguns exemplos:

1. Após o culto em família falar um verso todo o dia. (Fique no mesmo verso até que TODOS consigam falar espontaneamente. Pode demorar o tanto que quiser. (1 Semana, 1 mês)

2. Após a oração para as refeições. Como tomamos de 2 ou 3 refeições juntos em família temos a oportunidade de falar o verso cada vez! Quando usei esse método imprimi com antecedência os versos e deixei ao lado dos pratos e toda a refeição falávamos. As crianças achavam o máximo e quando esquecíamos elas mesmas lembravam. Para essa ocasião gosto de usar versos que dão graças a Deus pelo dom da saúde e do alimento como salmo 103. (aos poucos). Falar uma vez só, pois todos estão com fome.

Se a criança não sabe ler, você pode fazer ou colar desenhos que os levem a pensar nas palavras.

3. Antes de dormir. Para me ajudar a lembrar eu imprimia e colava na parede do quarto. Ao mesmo tempo ia passando o dedo e já os ajudava e entender a questão da leitura.

Sugestão para a hora de dormir: “Em paz me deito e logo pego no sono, pois só Tu Senhor me faz repousar em segurança” Salmo 4:8.

4. Ao sair de carro. Sugestão: Versos que falam sobre o cuidado dos anjos.

5. No culto de pôr do sol de sexta-feira. Me alegro quando meu esposo normalmente escolhe ler os 10 mandamentos, como que uma boa “tradição”.

Lembre-se tudo nessa vida leva esforço e memorizar a palavra de Deus não é uma exceção. Seu entusiasmo também vai contar muito! Rosto sempre sorrindo nessas horas! Mesmo que seu filho faça cara feia. Você é o seu espelho dela e não ela o seu.

Lembro quando meus meninos memorizaram esse verso abaixo. Falávamos todas as noites antes de dormir e como é um verso bastante citado pelos pregadores sempre que ouviam sorriam e se sentiam familiarizados com a mensagem:

“E em nenhum outro há salvação, porque não há nenhum outro nome dado aos homens debaixo do céu, pelo qual devamos ser salvos.” Atos 4:12.

Para finalizar alguns detalhes importantes:

– Não se demore muito nessas atividades para não ficar algo cansativo.

– Você pode escolher o mesmo verso para todos os momentos. Como o verso da lição da escola Sabatina. Você é quem decide o que é o melhor. Particularmente eu gosto de ter os versos combinando com a ocasião que está sendo vivenciada.

– A sua diligência trará o resultado esperado. Lembre-se o Espírito Santo e os anjos do céu estarão ao seu dispor. Se a sua filha não quiser falar, não tem problema, só de ver e ouvir o papai e a mamãe falando ela vai memorizar e um dia vai falar. Não tenha pressa em colher os frutos, mas sim em plantar a semente!

Angelica Gomide

116 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page