top of page

Como Cumprir uma Missão


Gosto muito do livro de Neemias. Mas nem sempre foi assim. Confesso que das primeiras vezes que fiz o ano bíblico Neemias era um daqueles livros que liam bem superficialmente. Até que um dia percebi a bela história e as muitas lições que podemos aprender da experiência desse homem de Deus.

Recentemente, fiz mais um estudo do livro de Neemias juntamente com o capítulo 52 do livro Profetas e Reis e anotei algumas ideias que chamaram minha atenção. É simplesmente incrível como Neemias era um homem organizado! Para alcançar seu ideal (a reconstrução dos muros de Jerusalém) planejou tudo com muito cuidado e confiou a Deus cada detalhe do seu plano. Conforme estudava percebi que sua técnica também pode ser aplicada a qualquer problema que enfrentamos hoje, no trabalho e na igreja. Mas de um modo especial, Deus tocou meu coração que poderia estar usando essas técnicas no lar também. Muitas vezes somos tão profissionais no trabalho e na igreja e quando passamos por algum problema no lar, lidamos de qualquer maneira, sem fazer um planejamento e até mesmo considerá-lo uma missão. Então apresento abaixo um pequeno resumo do que descobri. Não importa a natureza do problema (relacionamento conjugal, problema na educação dos filhos, organização do lar, algum projeto especial da família) se seguirmos os passos de Neemias, Deus nos dará a vitória, assim como Neemias obteve. Que Deus lhe abençoe! Passos para cumprir uma missão: 1. Enxergue o problema (Neemias 1: 1-4)

Chore, jejue e ore. Lamente para Deus, não para os outros.

* Ore a Deus buscando Sua direção para saber o que fazer. 2. Estabeleça um propósito (Neemias 2: 1-6) Continue orando e espere o momento certo até que o Rei (Deus) lhe indique como agir e lhe providencie os recursos necessários. Ele fará isso para você. Ao sentir que possui os recursos, faça um planejamento em segredo, confiando apenas em Deus. Não compartilhe os planos até que tenha uma visão completa da situação. * Ore a Deus para que Ele dirija a implementação do projeto. 3. Busque apoio (Neemias 1:7-2:12)

Quando entender completamente seu objetivo busque pessoas de confiança (seu cônjuge) para compartilhar seu propósito. Eles o fortalecerão.

* Ore pedindo que Deus toque o coração dos que serão beneficiados pelo projeto. (seus filhos) 4. Apresente o projeto (Neemias 2:13-20) Antes de apresentar o projeto, estude bem o problema para que ao apresentar as pessoas (a sua família) percebam que você está totalmente por dentro da situação. Ao lidar com os que se beneficiados (seus filhos), ganhe a confiança deles, não exerça autoridade para conseguir o que quer.

Ao apresentar sua intenção. Mostre a situação e a necessidade de melhoria. Fale como Deus o está conduzindo, isso os animará. Alguns poderão não se envolver, mas lembre-se que Deus está no controle.

* Ore pedindo coragem.

5. Implemente o projeto (Neemias 3) – Organize o trabalho (Faça um horário, organize as atividades, a casa, o que for necessário) – Delegue responsabilidade (Envolva seus filhos nas tarefas de casa) – Atue na supervisão (Confie responsabilidades a eles e supervisione de longe) – Dirija as pessoas (Mostre como fazer as coisas, não fale apenas) – Observe os problemas (Não ignore problemas, esteja ciente deles) – Tome providências para resolvê-los (Trabalhe com seus filhos para encontrar uma solução) * Ore a cada passo. Deus é o seu supervisor supremo. 6. Lide com os problemas (Neemias 4)

Problemas virão. A princípio serão suaves: boatos, desânimo, etc , mas depois mais fortes: Inimigos declarados, líderes desanimados, pessoas com medo (desobediência e rebeldia). Seja qual for o problema, não desista.

* Ore e monte guarda (estude a Palavra).  Apegue-se a Deus e lembre-se “Ele lutará por você”!

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page