top of page

Como Ajudar Seu Filho a Ser Reverente




Você tem dificuldades em manter seu filho reverente no culto em casa ou na igreja? Conheça algumas ideias compartilhadas por diversas famílias que poderão lhe ajudar.

Como ajudar seu filho a ser reverente no culto em casa:

  1. Ser fiel em realizar o culto matutino e vespertino. A prática regular desses cultos em casa ajudará muito a criança a ser reverente nos cultos na igreja.

  2. Iniciar o culto com uma oração pedindo a presença do Espírito Santo. A oração ajudará a preparar a criança para o momento do culto.

  3. Durante os momentos de cânticos, deixar a criança tocar instrumentos musicais (de brinquedo), para estimulá-la a louvar a Jesus.

  4. Fazer gestos que combinem com a letra das músicas na hora de cantar.

  5. Deixar a criança participar ativamente do culto, escolhendo a música a ser cantada, liderando o cântico, fazendo a oração e se for mais velha lendo textos bíblicos ou o material do culto.

  6. Ao contar histórias, ilustrar com livros, figuras, feltro ou objetos. Deixar a criança segurar o objeto ao contar a história.

  7. Após a história dar uma atividade relacionada `a história para a criança fazer, como colorir uma figura, colagem ou algum outro projeto.

  8. Fazer um culto curto e atraente de acordo com a idade da criança.

Como ajudar seu filho a ser reverente no culto da igreja:

  1. Preparar em casa uma pequena bolsa com todas as coisas que a criança vai usar na igreja. Bíblia, lição, caderno ou livrinhos, lápis de cor, etc. Manter os itens dessa bolsa apenas para uso na igreja.

  2. Antes de entrar na igreja ore com a criança, pedindo a presença dos anjos para ajudá-la a ser reverente e aprender durante o culto.

  3. Incentivar a criança a participar dos momentos iniciais do culto na hora dos cânticos, da oração e das demais partes, e se for necessário prover uma atividade para mantê-la reverente apenas durante o momento do sermão.

  4. Para a criança pequena, deixá-la folhear uma Bíblia infantil ilustrada ou outro livro ilustrado de histórias bíblicas. Livrinhos feitos de pano ou feltro são excelentes para bebês.

  5. Ajudar a criança a achar na Bíblia os textos que o pastor falar e marcá-los e colar um pequeno adesivo do lado ou sublinhar com lápis de cor. Esta atividade é o ideal para ajudar a criança a aprender a participar ativamente do sermão e pode ser feita com crianças bem pequenas.

  6. Dar um desenho para a criança colorir. Se possível, sobre o assunto do sermão. Cuidado ao usar canetinhas, pois podem manchar o banco da igreja. Giz de cera ou lápis de cor são melhores neste sentido, mas por vezes os lápis podem ser barulhentos também.

  7. Incentivar a criança maior a fazer um desenho sobre assunto do sermão. Isto lhe ajudará a começar a prestar atenção na mensagem.

  8. Escrever palavras chaves como “Jesus”, “amor”, em um papel e pedir para a criança fazer uma marquinha ou “x” cada vez que ouvir a palavra durante o sermão.

  9. A criança mais velha pode ter um caderninho especial para fazer pequenas anotações sobre o sermão. Como por exemplo: data, nome do pastor, título do sermão, textos bíblicos lidos e alguma coisa interessante que aprendeu.

Para ler testemunhos de como outras famílias fazem o culto doméstico veja a série “Na Casa da Família ………. o Culto é Assim” clicando aqui.


30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page