top of page

A Importância da Consistência

Atualizado: 29 de out. de 2023


Durante nosso casamento, descobrimos um denominador comum que nos ajudou a criar nossos três filhos biológicos e agora nossos quatro filhos adotivos. O segredo é a consistência.

No início do nosso casamento, não tivemos o benefício de aprender princípios práticos sobre educação de filhos. Fizemos o que achávamos que era melhor e aplicamos o que sabíamos. Infelizmente, cometemos muitos erros; e nossos filhos pagaram o preço. Foi apenas mais tarde que aprendemos a base da educação de filhos que nos ajudou a moldar nossos próprios filhos e a vida das crianças que criamos em nosso lar.

A base da educação dos filhos é: Responsabilidade, limites e consequências. Aplicando estes simples princípios, passamos a ver um aumento na ordem e no respeito em nosso lar, e atitudes mudarem para o melhor. É incrível ver como os princípios de Deus trabalham quando completamente aplicados.

Conforme nossos filhos cresciam, nós os ensinamos que responsabilidade pessoal deve ser tomada em todas as suas ações. Ao tomarem responsabilidade pessoal, estavam aprendendo a ser responsáveis pelos outros. Quando Adão e Eva caíram em tentação, rapidamente culparam os outros. A natureza humana não mudou desde então.

Estabelecemos regras dentro do lar, provendo limites para ensinar nossos filhos o certo do errado. Como adultos, compreendemos que existem consequências às nossas ações: quebre as regras, espere ser censurado. Este mesmo princípio deve se aplicar ao nosso lar. Limites determinam quão longe podemos ir e também provêem liberdade para vivermos livres dentro desses limites.

Tendo vários filhos de criação vindos de diferentes lares onde princípios cristãos, na maioria dos casos, nunca foram ensinados, nos provou que o que aprendemos pelo caminho realmente funciona. Vimos mudanças dramáticas para o bem na vida dos nossos quatro filhos adotivos e na vida das crianças que ficaram em nosso lar. Ainda cometemos erros pelo caminho ao educar nossos filhos, e aprendemos com eles; mas uma coisa que jamais esquecemos é que precisamos ser consistentes e trabalharmos juntos como casal, continuando a aplicar os princípios de Deus para educar os jovens com os quais Ele nos abençoou.


Lee e sua esposa Lynelle vivem em Virgínia com seus quatro filhos adotivos.


Photo Credits: FreePik


257 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page