Ingredientes:
2 2/3 xíc. de farinha de trigo integral*
1 colh. chá de sal
2 colh. sopa de óleo
1 1/4 xíc. de água quente

Modo de fazer:
Coloque a farinha e o sal em uma tigela grande. Misture o óleo até obter uma mistura semelhante a uma farofa. Junte a água quente para formar uma massa macia e flexível. Sove a massa numa superfície polvilhada com farinha de trigo e depois, cubra com um pano umedecido em água morna.
Divida a massa em 12 pedaços e forme bolinhas. Abra cada bolinha com um rolo para formar discos finos de aprox. 15 cm de diâmetro. Empilhe num prato polvilhado com farinha de trigo, certificando-se que haja farinha o suficiente entre eles para que não grudem um no outro.
Aqueça uma frigideira com fundo pesado até que algumas gotas de água fervam quando salpicadas sobre ela. Coloque cuidadosamente uma tortilha sobre a frigideira.
Deixe por 30 segundos, até que comece a formar bolhas, vire e cozinhe por mais 10 seguntos. Ela terá a aparência descolorida, mas se fritar por mais tempo, se tornará seca e quebrável. Empilhe as tortilhas em um prato, cubra com um pano de prato para não ressecarem.
Rendimento: 12 tortilhas

Recheios:
Estilo Árabe (nosso favorito): Glútem ou PVT bem temperadinho, pepino, tomate, maionese de soja, hortelã, salsinha.
Estilo Mexicano: Alface, tomate, feijão, PVT temperado com cuminho, guacamole (pasta de abacate temperado com cebola e coentro).
Outras opções: Palmito, tofú (temperadinho), vegetais como: cenoura, abobrinha, beringela, pimentão, etc, etc (seja criativo!!).

* A receita original pede trigo integral. Além de ficar mais gostoso é mais fácil de ser feito. Já fiz com trigo branco, mas a massa fica mole e é preciso por mais trigo do que pede a receita para chegar ao ponto.

Adaptado de uma receita do: O Livro de Comida Mexicana, Christine Barrett, Editora Manole, Ltda
Tortilhas de Trigo (ou Wrap, ou Shawarma)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »