• Projeto Restaure

Páscoa em Família


  1. Quando elas eram menores, alguns dias antes da Páscoa, começávamos a contar a história dos eventos finais da vida de Jesus, usando o volume 9 da coleção As Belas Histórias da Bíblia. Era interessante notar como a cada ano que passava elas nos ajudavam contando detalhes que lembravam da história.

  2. Começamos a notar também que nessa época até mesmo suas brincadeiras refletiam a Páscoa. Elas encenavam com suas bonecas a tristeza da morte de Jesus na cruz e com grande alegria a Sua ressurreição.

  3. Alguns anos depois, fizemos um pouco diferente. Da quinta- feira antes da Páscoa até o domingo, falamos sobre seu significado usando os capítulos finais do livro O Desejado de Todas as Nações para obter mais detalhes. Na quinta-feira, por exemplo, falamos sobre a última ceia, e depois lavamos os pés uns dos outros explicando o seu significado, e no lanche da tarde servimos alimentos como uva, suco de uva e pão sem fermento e uma mistura de ervas amargas (zátar c/ azeite) fazendo referência à primeira Páscoa, na saída do povo de Israel do Egito. Na sexta-feira, no culto de pôr do sol falamos sobre a morte e sacrifício de Jesus. No sábado durante o dia, falamos sobre a tristeza que os discípulos sentiram naquele dia, sem entender exatamente o que estava acontecendo. No domingo, no culto da manhã, falamos sobre a ressurreição de Jesus e pensamos na alegria que os discípulos devem ter sentido quando encontraram Jesus e entenderam o sacrifício que Ele tinha feito.

  4. Em outro ano, estaríamos viajando no final de semana da Páscoa, então adiantamos um pouco a comemoração na semana anterior e fizemos um “Jardim da Graça”. Um idéia muito interessante que adaptei daqui. Colocamos terra em uma caixa fizemos um monte do “Calvário” em um dos cantos e uma tumba (com pedras) no outro canto. Decoramos com pedrinhas e plantinhas (usei minhas suculentas por serem mais práticas) e as crianças prepararam bonequinhos para os personagens (Jesus, anjo, Maria Madalena e outros discípulos) e passaram dias revivendo as cenas da morte e ressurreição de Cristo.

Se você têm filhos pequenos, procure fazer algo significativo com eles nesta Páscoa. Acesse este link para imprimir alguns desenhos sobre a Páscoa e peça sabedoria a Deus para fazer atividades que serão memoráveis para eles.

Abraço, Rute Bazan

0 visualização

Siga-nos nas redes sociais

  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon

Projeto Restaure © 2020