top of page

O PhD da Mãe

Atualizado: 31 de out. de 2023


Sempre me deparo pensando em Joquebede, Ana, Isabel, Maria, Eunice e Lóide e nas mães (as quais não temos os nomes) de Daniel, Sadraque, Mesaque e Abedenego. Todas alcançaram seu objetivo na educação. Elas educaram homens que contribuíram imensamente para o mundo. Qual o segredo delas? Será que existe uma “receita” que também podemos seguir?


Na verdade, nós temos mais vantagens ainda. Joquebede, por exemplo, não teve acesso a nenhum material escrito, pois seu filho Moisés foi o primeiro escritor da Bíblia. Seu recurso foi o ensino passado pela fala, esse dom que Deus deu as mães.


Temos praticamente todas as profecias de Daniel já cumpridas (faltando somente a volta de Jesus), Jesus já veio a esse mundo, …tantas vantagens, tantos ensinamentos que estão a nosso favor!

Com todo o poder do céu ao nosso dispor, podemos também obter esse mesmo sucesso para que nossos filhos não apenas tenham alegrias nesta vida, mas, acima de tudo, tenham uma vida eterna com Jesus.

Precisamos do poder de Deus através do Espírito Santo a cada dia. Além de pedir o poder de Deus precisamos buscar como tesouros escondidos a vontade do Senhor. Precisamos ESTUDAR os materiais deixados através da Bíblia e do Espírito de Profecia. Claro que o inimigo vai fazer de tudo para não lermos, mas precisamos muito perseverar no estudo. Estudar como se estuda para uma faculdade. E que faculdade! A formação de filhos.

Quando meu esposo estava no programa de Phd da Andrews, havia um incentivo muito grande (inclusive financeiro) para as esposas “aproveitarem” e estudarem também. Portanto eu sempre ouvia a pergunta: “E você? Não vai estudar também?” Meus pensamentos corriam então para todos os meus livros, meus intensos estudos pessoais voltados a educação dos meus filhos, lembrava do Orientação da Criança na cabeceira da cama, olhava para meus dois pequenos, sorria, apontava para eles e respondia “brincando”: “Enquanto meu esposo está fazendo um Phd, eu estou fazendo dois”.

Eu realmente queria dizer exatamente isso! Veja, não sou contra as mulheres estudarem cursos superiores, mas acredito que há um momento para tudo. E quando os filhos são pequenos será muito difícil conciliar todas as responsabilidades. Alguma coisa vai sofrer, e normalmente é o lar. Além do mais, não temos e não devemos, passar o dia todo nos livros, mas, devemos achar uma maneira de nos educar na vontade de Deus. Não é só o que não fazer... Mas, o que fazer. E um de nossos deveres como pais é buscar o conhecimento através do estudo da vontade de Deus.


Um dos meus livros atuais de estudo está sendo o Conselho aos Professores, Pais e Estudantes. Fiquei muito impressionada com o capítulo que trata sobre o estudo da Bíblia. Especialmente com os resultados do estudo da Bíblia (p. 372) em nossa vida e na vida de nossos filhos. Aqui está um pequeno resumo.


Resultados do Estudo da Bíblia:

1. Guia sabiamente nos negócios desta vida, bem como ajuda a alma a galgar a escada que leva ao Céu.

2. Dá ao verdadeiro indagador avançado exercício mental;

3. As faculdades são enriquecidas.

4. Fortalece e disciplina a mente.

5. O próprio eu é humilhado, ao passo que Deus e Sua verdade são exaltados.

6. As cenas majestosas e eternas são contempladas.

7. Mostra a Jesus, o Filho de Deus, vindo ao nosso mundo, e empenhando-Se no misterioso conflito que derrotou os poderes das trevas.

8. Nos eleva, purifica e enobrece.

9. Fortalece o espírito e o intelecto, de modo a poder batalhar pela verdade e justiça.

10. Ensina que todo pecado que nos assalta deve ser posto de lado.

11. Ensina a manter a integridade de caráter, a ser fidedigno, a não usar engano.

12. Ensina que jamais é necessário transgredir a lei de Deus a fim de realizar um objetivo desejado, mesmo que a obediência envolva sacrifício.

13. Ensina que a bênção do Céu não repousará, caso nos apartemos da vereda da retidão.

14. Mostra a fraqueza, a enfermidade e a impotência para promover a própria justiça.


Algumas promessas especiais voltadas aos alunos (nossos filhos) que forem estudantes da Bíblia – Conselhos aos Pais Professores e Estudantes, p. 374

1. Receberão no coração os santos princípios da verdade, trabalharão com crescente energia.

2. Atingirão a mais elevada norma possível.

3. Deles manarão correntes vivas para beneficiar e refrigerar a outros.

4. Crescerão continuamente em conhecimento e discernimento.

5. Seu intelecto apreenderá elevados assuntos, e apoderar-se-á da verdade das realidades eternas.

6. Justos serão seus motivos de ação.

7. Empregarão o talento de sua influência para ajudar outros a compreenderem mais perfeitamente as responsabilidades que lhes são dadas por Deus.

8. Seu coração será perene fonte de alegria ao ver o êxito que lhe assiste aos esforços de comunicar a outros as bênçãos por ele recebidas.

9. O talento do conhecimento, santificado e posto em uso no serviço do Mestre, jamais será perdido.


Não é exatamente isso que você almeja para seus filhos? Eu desejo e oro que o Senhor cumpra cada um desses itens na vida dos meus. Você entende agora porque o inimigo não nos quer buscando o Espírito Santo e estudando a Bíblia? Os resultados serão impressionantes e imbatíveis! Mas, preste atenção, as promessas do Senhor são condicionais. Faça a sua parte, pois a parte do Senhor já está garantida!


Por Angélica Gomide



Crédito da Foto: Freepik

454 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page