top of page

Fisiologia no Dia a Dia

“Às crianças devem ser ensinados, já em pequeninas, os rudimentos de fisiologia e higiene, por meio de lições simples e fáceis. E este trabalho deve ser iniciado pela mãe em casa, e fielmente continuado na escola. À medida em que os alunos avançam em idade, deve-se continuar a instrução neste sentido, até que estejam habilitados a cuidar da casa em que vivem. Devem compreender a importância de se prevenirem contra as moléstias pela preservação do vigor de cada órgão, e importa que sejam instruídos na maneira de tratar as moléstias e acidentes comuns.” Educação, p. 196

Quando meus filhos estavam crescendo, durante as refeições muitas vezes discutíamos a respeito da comida. A gente come flor? E raiz? E o caule? Tem alguma semente no seu prato? É fácil para as crianças esquecerem que arroz e feijão são sementes e que brócoli é flor. Entender as partes das plantas pode ser feito a partir do prato.

Outras vezes discutiamos para onde a comida estava indo, como chegava lá e o que acontecia com ela no processo. Entender que o esôfago é o cano que leva a comida da boca ao estomago é mais fácil de entender quando se esta engolindo a comida. Comparar com os canos de água que trazem e levam água de casa e entender que o intestino é um cano enrolado para ocupar menos espaço como o esguicho lá fora também ajuda.

Porque devemos mastigar bem pode virar uma lição em como a digestão ocorre de forma mecânica com o dente e química no estômago e intestino. As fábricas que produzem esses químicos são outros órgaos ajudadores da digestão. Essas conversas vem e vão de acordo com as oportunidades e continuam enquanto há interesse. Eles vão aprendendo como o corpo funciona no dia a dia.

A dor de barriga ou outro problema de saúde é uma oportunidade para pensar o que pode ter ocasionado isso. Quebramos algumas das leis de saúde? O que nos deixou fracos para pegarmos essa gripe? Com os tratamentos naturais vamos explicando porque funcionam. Os pés na vasilha de água quente causa dilatação dos vasos e atrai mais sangue para lá descongestionando a cabeça (que tem um paninho com agua fria na testa) e ajudando a aliviar a pressão da cabeça e eliminando a dor.

O banho de contraste (quente e frio) aumenta a circulação e a produção de glóbulos brancos (os soldadinhos) e assim o corpo fica mais forte para lutar contra a doenca.

O grande conflito se passa tanto no universo como na natureza e em nosso corpo. Tudo o que fazemos ajuda um lado ou outro. Deus nos fortalece e suas leis nos protegem. Satanás tenta nos enfraquecer e trazer doença e morte tanto fisica como espiritual. O que não fortalece, enfraquece. Tudo que fazemos contribue para um lado ou outro. Quando as criancas entedem isso fica mais fácil de ver que Deus é um Deus de amor e Suas leis são para nossa proteção, saúde e felicidade.

Ajuda-los a pensar de causa para efeito e perceber a relação das coisas é um dos maiores presentes que podemos dar aos nossos filhos.

Meu amor à ciência vem de admirar a beleza dessas relações. Entender como as conexões se fazem e entender as soluções brilhantes de Deus resolvendo de forma tão inteligente os problemas do dia a dia. Como Deus cria comida usando luz, ar, água e terra. Faz comida do que há em abundância e de graça! Dessas coisas sem cor e forma faz milhares de alimentos diferentes, coloridos, e com gosto, cheiro e textura variadas.

Que Deus maravilhoso! Vamos ajudar nossos filhos a conhecê-Lo cada dia em todas as oportunidades que tivermos.

Silvia Martins

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A Batalha do Chocolate

Alguns anos atrás, tomei a decisão de ser mais cuidadosa com a minha alimentação e evitar alimentos não saudáveis como o chocolate. Comecei a perceber porém, que toda vez que saia sozinha e passava no

bottom of page