top of page

Escola Sabatina e História: Tudo a ver!

Esta combinação pode soar estranha, mas por que não se a Biblia e a lição da escola sabatina contém histórias que aconteceram ao longo do tempo? Se desde cedo tudo que as crianças lerem na Bíblia for relacionado à história do mundo, ou se tudo que ouvirem da história for relacionado à Bíblia ficarão muito mais interessadas e acima de tudo, conseguirão ver as providências de Deus na vida do ser humano.

Como diz o livro Educação, p. 238: “Muito melhor é aprender, à luz da profecia de Deus, as causas que determinam o surgimento e queda de reinos… Estudem os jovens estes relatos e vejam como a verdadeira prosperidade das nações tem estado relacionada com a aceitação dos princípios divinos.”


Casa Publicadora Brasileira), cujos capítulos correspondiam ao assunto da lição.

Apesar de ser uma ideia diferente funcionou muito bem, pois este livro traz os temas do livro “O Grande Conflito” em linguagem infantil, e a lição dos adolescentes estava seguindo os temas do livro “Os Resgatados” que é a versão do Grande Conflito para adolescentes.

Neste trimestre em particular o assunto foi a história do povo de Deus desde a igreja primitiva até o início da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Para tornar o estudo mais interessante e ilustrado para os menores, fizemos uma linha do tempo (bem simples), mas onde a cada sábado um símbolo sobre o período da história era colado e também fotos dos reformadores e pioneiros mencionados na lição. Ainda por cima, conciliamos as sete igrejas do Apocalipse, pois se referem ao mesmo período da história.

As crianças já conheciam alguns detalhes que tinham ouvido dos pais e de livros escolares e o estudo foi muito enriquecedor para todos. Tivemos momentos de reflexão sobre o fato de estarmos vivendo nos últimos dias e termos que tomar decisões difíceis assim como os reformadores e pioneiros.

Os conselhos de Deus sobre o ensino de história combinado às profecias funcionam e pudemos provar seus benefícios em nossa classe de escola sabatina.


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page