top of page

Ensinando Sexualidade (Apostila)

Atualizado: 31 de out. de 2023


"A educação sobre a sexualidade é essencial para nossa compreensão de Deus, de nós mesmos como homem e mulher criados à Sua imagem, e de nosso relacionamento com Deus e com nossos semelhantes, razão pela qual fomos criados. Compreender os desígnios de Deus para a sexualidade é fundamental para sermos tudo que podemos ser em nossa esfera humana enquanto Deus trabalha para restaurar o plano Edênico em Seus seguidores. Essa compreensão é vital também para entendermos as metáforas bíblicas que emolduram palavras que descrevem a imagem de Deus em termos de relacionamento― Deus como um irmão íntimo, um pai cuidadoso, um cônjuge fiel e um amigo eterno. O método cristão para a educação sexual deve tornar atraente o plano da sexualidade na criação divina, e ao mesmo tempo abordar as realidades da vida diária nas famílias e comunidades. O plano redentor de Deus une, em Cristo, essas duas idéias ao ser quebrado o poder do pecado de romper relacionamentos e perverter o bom e divino dom da sexualidade, e ser aberto o caminho para a restauração de tudo o que no princípio era “muito bom”. A educação sexual é um processo vitalício. Ela envolve adquirir informação; formar atitudes, crenças e valores; aprender habilidades pessoais necessárias para uma pessoa ser responsável pela própria sexualidade; enriquecer a capacidade da pessoa de ter relacionamentos afetivos; e promover a ligação com Deus e outras pessoas na família e na comunidade. A educação sexual aborda as dimensões biológicas, sociais, psicológicas espirituais e éticas da sexualidade. Para ser eficaz, deve causar impacto cognitivo, afetivo, comportamental e espiritual nas pessoas." (Karen and Ron Flowers)


Para promover essa educação uma apostila foi criada pelo Ministério Lar e Família da Associação Geral há vários anos que tem ajudado muitas famílias a desenvolver as seguintes habilidades:

  • Relacionar-se com seu filho desde seu nascimento de maneira a promover o desenvolvimento de atitudes e comportamentos sexuais íntegros e proteger sua saúde física e emocional.

  • Saber o que dizer e fazer para comunicar de modo eficaz valores sexuais cristãos em cada estágio do desenvolvimento de seu filho.

  • Avaliar outros programas e recursos sobre educação sexual que você possa desejar ou não apresentar a seu filho.

  • Preparar recursos sobre sexualidade que sejam culturalmente sensíveis e estejam prontos a serem apresentados na educação de pais e filhos durante a vida inteira.

Para baixar a apostila, clique aqui.


Credito da Foto: Freepik

385 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page