top of page

Ensinando História Pela Bíblia


Uma das áreas de estudo que pode ser bem monótona para algumas crianças é o estudo de História, pois na maioria das vezes tudo que se exige é que decorem nomes, datas e fatos e os "porquês" e "como" dos fatos históricos que as ajudariam a raciocinar sobre a importância dos eventos, acabam ficando fora do ensino. Mas não há necessidade de ser assim principalmente se você deseja manter uma perspectiva cristã em todas as áreas de ensino.

Como diz o livro Educação p. 173: “A Bíblia é a história mais antiga e compreensiva que os homens possuem. Procedeu diretamente da fonte da verdade eterna, e no decorrer dos séculos uma mão divina tem preservado a sua pureza. Ilumina o remoto passado, onde a pesquisa humana debalde procura penetrar. Somente na Palavra de Deus contemplamos o poder que lançou os fundamentos da Terra e estendeu os céus. Unicamente ali encontramos um relato autêntico da origem das nações. Apenas ali se apresenta a história de nossa raça, não maculada do orgulho e preconceito humanos.

Nos anais da história humana o crescimento das nações, o levantamento e queda de impérios, aparecem como dependendo da vontade e façanhas do homem. O desenvolver dos acontecimentos em grande parte parece determinar-se por seu poder, ambição ou capricho. Na Palavra de Deus, porém, afasta-se a cortina, e contemplamos ao fundo, em cima, e em toda a marcha e contramarcha dos interesses, poderio e paixões humanas, a força de um Ser todo misericordioso, a executar, silenciosamente, pacientemente, os conselhos de Sua própria vontade.”

Quando a criança entende que ela faz parte da história do mundo e que Deus tem um plano definido para sua vida, bem como um plano para restaurar este mundo decaído pelo pecado, o estudo da história passa a ter um significado diferente, que traz paz e esperança de um futuro melhor.

Uma ferramenta que poderá ajudar seu filho a ter esta visão da história do mundo com um enfoque bíblico é o “The Bible Timeline” (Linha do Tempo Bíblica) do Amazing Facts, uma linha do tempo interativa e muito bem ilustrada com detalhes sobre personagens e eventos importantes desde a criação até os eventos futuros relatados no livro de Apocalipse. Este recurso está disponível em inglês, mas mesmo que você não fale inglês as belas imagens e a praticidade do material lhe permitirão usar o recurso para que seu filho tenha em mente a sequência da linha do tempo. Entre no seguinte link: http://timeline.biblehistory.com/home para conhecer este recurso superinteressante!

Para mais dicas de como ensinar história com um perspectiva bíblica ou profética, leia também o Capítulo 19 do livro Educação de Ellen G. White.

Clique na imagem para acessar o Bible Timeline


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page