top of page

Dizer o Que?




O tema central da comunicação em um relacionamento é a mensagem “você é importante para mim”. Todos querem saber que são valorizados, especialmente pela pessoa mais importante em sua vida. Isto é algo simples que tem revitalizado nosso casamento, e pode causar mudanças positivas para qualquer relacionamento. Aqui estão duas maneiras de transmitir que seu cônjuge é importante para você:

1. Diga coisas agradáveis ao seu cônjuge. “Eu realmente aprecio o esforço que você faz para preparar as crianças para a escola”. Uma notinha junto à chave do carro dizendo, “Tenha um bom dia querido. Estarei pensando em você”. Não apenas a declaração, mas também o fato de que você pensou em dizê-lo fala muito alto sobre a importância dele ou dela para você.

2. Diga coisas positivas sobre seu cônjuge. Nossas palavras influenciam nossa própria atitude.  “Minha esposa é uma excelente anfitriã.” “Meu esposo é tão atencioso.” Dizer coisas positivas desenvolve pensamentos e sentimentos positivos para com aquele(a) de quem falamos, aumentando assim nosso senso de seu valor. Pense no efeito positivo que pode trazer!

Cada um desses pontos tem um lado contrário. Enquanto buscamos dizer mais coisas agradáveis ao nosso cônjuge, vamos também nos concentrar em deixar de falar palavras desagradáveis que somos tentados a dizer. Quando se sentir frustrado, este é o momento de ficar calado! O momento de discutir assuntos difíceis é quando estamos calmos e quando a cólera passou. Quando você sente o desejo de falar sobre algo que lhe incomoda, esta provavelmente é a hora errada de fazê-lo!

Do mesmo modo que falar positivamente sobre seu cônjuge gera bons sentimentos para com ele ou ela, falar de modo crítico aos outros destrói esses sentimentos. A prática comum de brincar à custa do outro é destrutiva. Em vez disso, você pode encorajar a ideia “gostamos de ficar juntos”.


Em nosso casamento, encontramos muitas outras maneiras de comunicar a mensagem “você é importante para mim”, tais como pequenos atos de serviço, dar as mãos, ou dar atenção total enquanto o outro fala. Você pode aprender a pensar e dizer, “Eu lhe valorizo. Minha vida é melhor com você!” E no íntimo do seu coração você sabe que isto é exatamente o que todos nós queremos saber.

Baird e Mary Corrigan. Traduzido e usado com permissão do projeto Forever a Family (www.foreverafamily.org).

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page