• Projeto Restaure

Como Ensinar Língua Portuguesa em Casa


DICAS DE UMA EDUCADORA CRISTÃ PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (Ensino Informal)

Ao contrário do que muitos pensam, o estudo de Língua Portuguesa não é chato nem difícil, ou pelo menos não precisa ser. Afinal, todos nós sabemos muito bem essa língua, pois é nossa língua materna. O que é chato e difícil é aprender a Gramática Normativa da Língua Portuguesa descontextualizada. E o que é a Gramática Normativa senão um conjunto de regras para a escrita, que é só uma parte da língua?

E a gramática implícita, que a criança já tem em si bem antes de ser alfabetizada? É graças a essa gramática implícita que minha filha foi capaz de escrever “licuidificador”, “vazilha”, “senpre”, “ben”, “lus”, “acaumar”, “abemsoe”. O que muitos veriam como erros grotescos são, na verdade, uma grande façanha para uma criança que talvez nunca tinha lido ou escrito essas palavras antes! Isso sem falar na fala… Uma criança de 3 anos é capaz de se comunicar superbem mesmo sem ter ideia das regras de Gramática…

Enfim, para você ver como o aprendizado de Língua Portuguesa pode ser divertido e espontâneo, veja abaixo a lista que eu fiz para me ajudar no ensino da minha filha quando ela tinha 8 anos de idade. Creio que pode ser útil pra você também. Como você verá, aprender Língua Portuguesa pode (e deve) ser muito gostoso!

Escrita

  1. Compor músicas e poemas.

  2. Transcrever receitas e fazer caderno de receitas.

  3. Transcrever músicas ouvidas.

  4. Escrever cartas.

  5. Fazer minilivros dos assuntos estudados no culto pessoal ou familiar.

  6. Escrever livro.

  7. Escrever diário.

  8. Escrever poesias.

  9. Escrever bilhetes (ex: para o pai e esconder no bolso dele).

  10. Escrever lembretes (ex: compras de mercado).

  11. Brincar de palavras cruzadas (papel e tabuleiro).

  12. Brincar de “Estou Pensando num Personagem Bíblico” (variar com nomes de animais, objetos, etc.).

  13. Fazer esboços dos sermões ouvidos na igreja.

Leitura

  1. Ler livros de livre escolha em voz alta.

  2. Ouvir histórias lida pelos pais.

  3. Usar audiolivros com texto correspondente (ex.: audiolivros gratuitos do Ministério Familiarizando).

  4. Acompanhar músicas no hinário, com a mãe indicando palavras com o dedo (ex.: Hinário Bilíngue para Colorir, do Ministério Familiarizando).

  5. Acompanhar textos na Bíblia com a mãe indicando palavras com o dedo.

Fala

  1. Enviar mensagens em áudio para amigos.

  2. Contar para os pais, irmãos ou avós experiências diárias e histórias lidas ou ouvidas.

  3. Memorizar e recitar versos bíblicos.

  4. Participar no culto familiar orando, lendo ou contando história.

Ensino Formal

  1. Evite o ensino formal precoce.

  2. Leia o artigo “Criado e Educado no Lar”, do educador e pesquisador Raymond Moore, para saber mais sobre ensino formal precoce.

  3. Tome cuidado para a criança não ficar lendo por mais do que 15 a 20 minutos.

  4. Conheça as orientações e exercícios visuais ensinados pela Dra. Tatiana Gebrael para prevenir e corrigir problemas visuais na criança (tatianagebrael.com.br).

  5. Depois de atividades de leitura, faça com a criança atividades em que ela tenha que olhar para longe, para descansar a vista.

  6. Intercale períodos de estudo em livros com períodos de atividade física.

  7. Não fique corrigindo demais a forma como a criança fala, lê ou escreve para não desestimulá-la. Exija conforme a idade e capacidade da criança.

  8. Conheça os materiais de ensino de Linguagem e Voz do SonLight Education Ministry, baseados na Bíblia.

  9. O roteiro a seguir, para ensino de língua a partir da Bíblia, é baseado nos materiais do SonLight e se aplica em especial à Cartilha Bíblica, do SonLight. Porém, estas etapas podem ser aplicadas também

ao estudo de qualquer texto bíblico.

  1. Este roteiro não é rígido. É apenas uma sugestão. Vá analisando a reação e o desempenho da criança. Se necessário, mude a atividade ou o método. Tome cuidado para não tornar o estudo muito difícil e maçante.

1a Etapa Leitura e Vocabulário

  1. Contar para a criança a história da página 4 da Cartilha Bíblica.

  2. Leitura: Ajudar a criança a ler o primeiro verso do capítulo da Bíblia a ser estudado (página 25 da Cartilha Bíblica).

  3. Ortografia: Fazer uma lista com todas as palavras do respectivo verso, sem repetir palavras, seguindo o modelo da página 63 do livro Spelling from the Scriptures, do SonLight . Se a criança estiver no início da alfabetização, poderá copiar as palavras. Se a criança já souber ler bem ou razoavelmente bem, poderá escrever sem copiar. Se ela escrever errado, mostre a ela qual palavra está errada, mas não diga qual é o erro. Dê dicas para ela descobrir o erro. Então, peça para ela corrigir.

  4. Semântica: Fazer cartões de palavras para cada palavra do verso conforme as instruções das páginas 65 a 67 do livro Spelling from the Scriptures.

  5. Usar os versos bíblicos musicados do Ministério Familiarizando.

  6. Seguir o procedimento acima para cada verso do capítulo.

  7. Não ter pressa para passar para as etapas seguintes. O importante é aprender bem.

2a Etapa Leitura Fluente

  1. Ler e explicar para a criança o tópico 8 da página 6.

  2. Ler as páginas 7 e 8 da Cartilha Bíblica, explicando conforme necessário.

  3. Enfatizar as seis regras de leitura da página 7, complementando com o tópico 7 da página 5.

  4. Pedir para a criança ler o capítulo todo tentando aplicar as regras acima. Conforme a criança for lendo, vá observando a naturalidade, fluência, clareza, pronúncia e pausas. Deixe para trabalhar a

modulação (altura, intensidade, timbre e cadência) posteriormente.

  1. Elogie sem exagero.

3a Etapa Interpretação de Texto

1. Ajudar a criança a entender o sentido do respectivo capítulo fazendo as perguntas da seção Revisão da Cartilha Bíblica, na página 16.

4a Etapa Modulação

  1. Estudar com a criança as páginas 9 a 15 da Cartilha Bíblica, explicando na linguagem dela. Praticar os exemplos junto com ela.

  2. Pedir para criança ler todo o capítulo de novo, mas desta vez tendo em mente o que ela aprendeu sobre modulação. Vá orientando conforme a necessidade.

5a Etapa Produção de Texto

1. Pedir para a criança escrever frases ou textos usando as palavras da lista de palavras. Incentive-a a escrever frases referentes a Deus, Bíblia, natureza, ajuda ao próximo ou coisas práticas em vez de escrever frases que expressem ideias e vontades egoístas.

Espero que essas dicas ajudem seu filho/aluno a se tornar um eloquente pregador da Palavra!

Marily Sales dos Reis Mãe de Daiane (9) e Gabriele (2), bacharel em Letras/Tradução e idealizadora do Ministério Familiarizando familiarizando.org 08/09/2019

A verdadeira educação mais elevada é o que torna os alunos familiarizados com Deus e Sua Palavra, habilitando-os para a vida eterna” (Ellen White, Fundamentos da Educação Cristã, p. 431)

4 visualizações

Siga-nos nas redes sociais

  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon

Projeto Restaure © 2020