• Projeto Restaure

Brincando de Aprender

Atualizado: 16 de Jul de 2020


O aprendizado é um processo natural e não pode ser forçado. Nós pais somos facilitadores a maior parte do tempo e professores algumas vezes.

Isso tem me ajudado a não olhar para minhas crianças como vasos vazios em quem eu preciso derramar conhecimentos até encher, mas como uma planta que está crescendo que precisa de cuidado, precisa ser regada e colocada em solo fértil. Quando uma de nossas plantas de tomate para de crescer ou os frutos não são tão bons quanto esperávamos não vai resolver brigar, gritar ou ameaçar a planta. Nós adicionamos composto, verificamos se recebe sol o suficiente e somos mais fiéis em regar. A planta se desenvolve sozinha. Da mesma maneira é com a educação informal e espontânea. Tudo que se faz em casa é educacional e isso é uma grande responsabilidade que deve nos levar todos os dias aos pés de Jesus e clamar por sabedoria.

Certo dia, eu estava dobrando as roupas na lavanderia de casa e minha pequena Esther de 4 anos veio com um saquinho cheio de letras e perguntou se eu poderia ensinar pra ela. Sete anos antes eu pediria pra ela sentar na mesa com as costas retas (nada de errado nisso) e despejaria o conteúdo. Mas naquele dia, eu falei pra ela despejar as letrinhas no chão e perguntei qual letra ela queria aprender. Ela pediu por nomes.

Após fazermos os nomes que ela pediu falei que iria ensinar um nome super lindo para ela e começamos procurar pela letra J depois e letra E de Esther (essa foi fácil pois ela já escrevia o nome dela), seguido pela letra que faz o som “sss” e assim fomos até completar JESUS. Quando tínhamos achado as duas primeiras letras JE ela me disse: “Mãe esse é igual Je-rusalém” e essa foi a próxima palavra que ela quis aprender. Ao final de cada palavra ela copiava no caderno.

No final da nossa aula eu tinha dobrado toda a roupa e ela estava super feliz com sua sala de aula/lavanderia e sua carteira/chão. A educação informal nos reserva muitas surpresas agradáveis e aqui fica um testemunho do que já funcionou para nossa família com resultados que nos deixam pra lá de satisfeitos!

Simei Fenske Santos

66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Siga-nos no Youtube

  • Branca ícone do YouTube

Projeto Restaure © 2021