top of page

80 Ideias para o Culto em Família


Em Cada Lar, um Altar: Reunir-nos a cada dia para celebrar nossa fé e renovar nosso pacto com Deus, pode fortalecer os vínculos entre nós e construir uma preciosa herança religiosa em nossas famílias.

Crianças com Idade de Rol e Jardim (0-6) 1. Use objetos para ilustrar uma história bíblica. 2. Cante com a criança e a família algum corinho que possa ser representado. 3. Na sexta-feira, a noite, acenda uma vela e a apague no sábado à noite. 4. Utilize livros bem ilustrados com histórias da Bíblia ou da natureza. Leia-os em voz alta, enquanto segura a criança em seus braços. 5. Para as crianças um pouco maiores, incentive-as a memorizar pequenas frases da Bíblia. 6. As crianças de mais idade podem fazer um livro com ilustrações que você sugerir. 7. Relate histórias que ajudem a formar o caráter das crianças. 8. Reescreva as histórias da Bíblia usando palavras simples. 9. Desenhe as mãos das crianças e fale sobre as mãos ajudadoras. 10. Desenhe o pé da criança e conte como os pequenos pés podem servir a Jesus. 11. Conte uma historia para a criança acerca de um milagre bíblico. 12. Arme um quebra-cabeça bíblico. 13. Mostre figuras de Jesus e personagens bíblicos, e conte sua história. 14. Tenha fotografias de animais e coisas da natureza. Conte para a criança que foi Jesus quem os criou. 15. Relembre as músicas da Escola Sabatina. 16. Ensine as crianças a orar. Fale uma frase curta e peça que repitam.

Crianças em Idade dos Primários (7-9) 17. Na sexta-feira, faça perguntas da Lição da Escola Sabatina. 18. Leia sobre os frutos do Espírito Santo. 19. Peça para as crianças prepararem uma pesquisa bíblica. 20. Faça uma caminhada na natureza, com as crianças. 21. Leia uma história religiosa e peça para as crianças identificarem os valores apresentados. 22. Escreva vários problemas da vida diária e peça às crianças que digam como os resolveriam. 23. Encontre uma palavra que descreva a Deus, Jesus, ou o Espírito Santo com cada letra do alfabeto. 24. Procure descobrir o significado do nome de cada criança, e conte isso a elas. 25. Leia uma história sem mencionar o nome do protagonista e veja quem é o primeiro a adivinhá-lo.

Juvenis e Adolescentes (10-16) 26. Selecione livros sobre vida cristã e leia-os juntos. 27. Sente-se com eles para ouvir CD’s de músicas religiosas. 28. Avalie as fitas e os programas de televisão. 29. Disponha de tempo suficiente para falar sobre as amizades. 30. Tenha um tempo estabelecido para formular metas com eles. 31. Discuta sobre justiça, violência, e outros assuntos atuais. 32. Faça um culto temático com cada parte do Fruto do Espírito. 33. Discuta a respeito do tempo individual de devoção. 34. Escolha a quem colocar no salão celestial da fama. 35. Discuta o plano de Deus para o casamento. 36. Convide seus amigos para uma festa de páscoa. 37. Leia sobre o Espírito Santo.

Jovens e Adultos Jovens 38. Estude e compartilhe com a família as seguintes doutrinas: o sábado, o batismo, a segunda vinda de Cristo e o estado dos mortos. 39. Leia com eles cada dia um capítulo de Provérbios. 40. Leia 1 Timóteo 4:12 e discuta o que esse versículo diz para os jovens. 41. Utilize uma Concordância Bíblica para escolher textos e conversar a respeito da compreensão dessas passagens. 42. Escolha textos de Ellen White para estudar junto com eles.

Solteiros 43. Convide um ou mais solteiros ou solitários para unir-se a você no culto. 44. Visite alguma clínica, asilo ou orfanato, e faça o culto com as pessoas que ali estiverem. 45. Convide as crianças de sua vizinhança para contar-lhes histórias, ler a Bíblia para elas, etc. 46. Visite seus pais uma vez por semana e faça o culto com eles. 47. Encontre um companheiro de oração. 48. Vá a lugares especiais para ter o culto com Deus, tais como um rio, jardim etc. 49. Leia livros de devoção pessoal.

Casados 50. Organizem um caderno de orações. 51. Leiam um livro devocional juntos. 52. Comecem o culto contando o que aconteceu no dia. 53. Leiam um capítulo da Bíblia juntos. 54. Busquem em uma Concordância Bíblica todos os textos relacionados com os privilégios e obrigações do marido e da esposa. 55. Escrevam uma carta para Deus pensando nEle como um amigo. 56. Parafraseiem um capítulo da Bíblia. 57. Sublinhem textos que se relacionam com doutrinais e promessas da Bíblia. 58. Convidem um outro casal para fazer o culto com vocês. 59. Tenham um local especial em casa para orar. 60. Tenham um livro de promessas. 61. Escrevam notas de apreço um pelo outro. 62. Mantenham uma anotação de orações atendidas, algo como o seu livro de milagres. 63. Orem em voz alta. 64. Saiam juntos para um culto na natureza. 65. Façam um livro de textos favoritos. 66. Façam cartões de gratidão. 67. Escolham e desenvolvam um ministério familiar. 68. Planejem um culto especial quando as crianças foram chamadas para aceitar a Jesus. 69. Leiam o livro O Desejado de Todas as Nações.

Ideias Adicionais para o Culto 70. Na sexta-feira, à noite, leiam textos bíblicos sobre o sábado. 71. Anotem idéias para a feliz observância do sábado num “Livro Familiar de Culto”. 72. Estudem, na Bíblia, a respeito do caráter de Cristo. 73. Em uma série de cultos, tentem descobrir como Jesus enfrentava as situações da vida e orem para receber o Espírito Santo. 74. Leiam capítulos da Bíblia juntos. 75. Façam suas algumas palavras de Jesus, como se Ele estivesse falando com vocês. 76. Parafraseiem ou personalizem textos bíblicos. 77. Estudem um desses livros da Bíblia que são considerados mais difíceis. 78. Leiam a respeito do Céu no Salmos 8. 79. Leiam e comentem Mateus 14:23-33. 80. Estudem um livro difícil da Bíblia.

Fonte: Apêndice do Livro “Fundamentos do Lar Cristão” (p. 172-175)

2.652 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page