O que é? A verdadeira educação é todo esforço educativo que tem Deus como centro. Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. Sendo Ele a verdade, toda atividade educativa que exalta e honra a Deus é a verdadeira educação.

Qual é o seu objetivo? A verdadeira educação tem como objetivo principal restaurar no homem a imagem de seu Criador, leva-lo de novo à perfeição em que fora criado e promover o desenvolvimento harmônico das faculdades físicas, mentais e espirituais. A verdadeira educação prepara o aluno para uma vida útil de serviço realizado com alegria neste mundo e para a alegria ainda maior de uma vida de serviço na eternidade, em outras palavras o aluno é preparado para ser um missionário.

Qual é a sua fonte? Na Verdadeira Educação, Deus é a fonte de todo o saber e desenvolvimento e a abnegação é a base desse desenvolvimento. O amor ao próximo como a si mesmo é o fundamento da verdadeira educação.

Quais são os seus livros de ensino? Dentro da Verdadeira Educação quatro livros de ensino são identificados: A Bíblia (sendo o principal, pois nela existem princípios para todas as áreas de conhecimento), a Natureza como um livro vivo da revelação do caráter de Deus, o Trabalho Útil como elemento fundamental para se desenvolver uma vida de serviço e as Experiências da Vida, que ajudam o aluno a aprender a ver a Providência em todos os incidentes de sua vida.

Quais são os seus métodos de ensino? A Verdadeira Educação estimula o uso do raciocínio em contraste com a simples memorização de fatos, ajudando assim o aluno a desenvolver o pensamento independente, habilidade essencial para discernir entre o bem e o mal. Ela estimula também o estudo amplo (não restringido as certas áreas de conhecimento) para que o aluno desenvolva tantos as faculdades mais fracas como as mais fortes.

O educador, dentro dessa filosofia, é incentivado a lidar com cada aluno de modo individual, tendo em vista o que ele poderá se tornar pela graça de Deus, sem comparação com outros. O professor também em suas aulas tem como objetivo a simplicidade e eficiência, usando ilustrações, explicações claras, muito entusiasmo e sempre buscando um resultado definido.

Como ela se aplica na prática do ensino? Em todas as áreas da vida e de estudo o aluno deve ser lavado a desenvolver seu caráter: No estudo de linguagem ele é preparado para comunicar (na fala e escrita) de maneira clara e eficaz o amor de Deus aos outros; na matemática o ensino, que deve prático, prepara o aluno para tudo que envolve o uso de números e cálculos na vida. No estudo da história, unido à profecia, o aluno aprende a ver a mão de Deus conduzindo os eventos do mundo. No estudo de geografia e missões o aluno é despertado para se familiarizar com os povos do mundo e entender suas necessidades espirituais. No estudo da natureza, bem como de fisiologia o aluno reconhece o maravilhoso poder e cuidado do Criador, e de modo semelhante em todas as demais áreas  como recreação e relacionamento. Seu grande objetivo deve ser o desenvolvimento do caráter para uma vida útil de serviço ao próximo.

Quem deve praticá-la? “A Verdadeira Educação é o preparo missionário. Todo filho e filha de Deus é chamado a ser missionário; somos chamados ao serviço de Deus e de nossos semelhantes; e habilitar-nos para essa obra deve ser o objetivo de nossa educação.”Ciência do Bom Viver, p. 395.

A verdadeira educação é o plano educacional indicado por Deus para todos,  portanto, educador dentro dessa filosofia é todo aquele que promove o desenvolvimento de outra pessoa. Os pais devem ser os principais educadores dos filhos, auxiliados por educadores, pastores, e líderes na igreja que complementam a verdadeira educação.

Baseado nos conselhos do livro “Educação” de Ellen G. White.