Você aprecia o brilho do sol? Você gosta de sentir o efeito quentinho e calmante dos raios do sol em seu rosto no inverno? Tenho certeza que gosta – todos nós gostamos. Mas existe algo mais lindo que o brilho do sol no céu, é Brilho do Sol no Lar, o brilho de palavras de ânimo e vozes suaves, o brilho de bondade e ternura na família, de profunda afeição. Você tem isso? Você gostaria de tê-lo? Cristo pode lhe dar, hoje!

Nos últimos três anos, Carolyn e eu temos tentado mudar a administração do nosso lar para o que chamamos de “educação positiva”. Encontramo-nos, como muitos, tentando remover o eu de nossas vidas e da vida dos nossos filhos apenas através de disciplina e correção, sem um amor e ternura correspondente que são tão necessários. O brilho do Sol da Justiça (Cristo) é o ingrediente que falta em muitos lares hoje.

A atmosfera do lar – a disposição de espírito dos membros da família – pode ser comparada à atmosfera do céu, ao tempo! Um lar nublado é mais comum do que você possa imaginar. Não existem grandes transtornos, tudo acorre razoavelmente bem, mas ao observar melhor os pais, na maioria das vezes, eles usam autoridade e ordens para evitar problemas. Os filhos, em geral, obedecem porque têm que obedecer, sem aprender a verdadeira alegria da submissão. A mãe e o pai normalmente ficam absorvidos em seus deveres e prazeres, tomando apenas o tempo mínimo necessário para manter os filhos felizes. Pouca apreciação ou incentivo é oferecido. Se formos sinceros com nós mesmos, todos nós podemos nos relacionar a essa experiência.

O que acontece quando as nuvens ficam muito espessas no céu? Acabamos tendo uma tempestade! Em um lar tempestuoso, palavras ofensivas e consequências severas são usadas rapidamente, enquanto atos de bondade e palavras de incentivo são raridades. Os membros da família gritam e chocam-se um com o outro. E se a nuvem fica muito espessa a atmosfera neste lar pode estar associada a trovões e relâmpagos, os raios começam a riscar o céu e o terno amor é afugentado!



Depois, e durante uma tempestade no céu, normalmente chove, e assim também acontece no lar. Palavras tempestuosas podem causar lágrimas. Lágrimas são terrivelmente tristes, lágrimas nos olhos de nossos filhos preciosos, os filhos que Deus nos confiou, para amar e cuidar; ou lágrimas nos olhos de seu cônjuge, que só aparecem quando ninguém está por perto!

Mas não quero focalizar muito no que todos nós conhecemos muito bem, então vamos olhar o que nosso Salvador deseja nos dar, o que Ele deseja que desfrutemos! No lar ensolarado a bondade é sempre demonstrada de maneiras simples. Efésios 4:32 é a regra do lar: “Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo”. Romanos 12:10 é praticado: “Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal”.

Estes versos preciosos das Escrituras Sagradas não são difíceis de serem entendidos intelectualmente, nem são complicados. De fato, eles são tão simples que quase podemos passar por eles como se fossem inconsequentes. Mas leia-os novamente, pensando nas palavras importantes. O Brilho de Sol no lar pode simplesmente ser um sorriso compreensivo, o acariciar do cabelo significando “eu me preocupo com você”. O Brilho de Sol no lar pode ser o interesse pelo dia do outro, mesmo que apenas para dar alguns minutos de nossa total atenção para nosso cônjuge e filhos! O Brilho de Sol no lar pode ser simplesmente arrumar a cama, varrer a casa, escrever um bilhetinho de amor!

Algum tempo atrás precisei deixar minha família por uns dias e viajar para outro estado para algumas reuniões. Antes de sair o Senhor me deu a ideia de deixar um pouco de Brilho de Sol em casa. Peguei um lápis e desenhei um coração na máquina de lavar louça, na geladeira, na pia, na moldura da janela, no balcão; em qualquer lugar que pudesse desenhar um coração. Ó como minha esposa gostou! Ela nem os limpou – alguns ficaram lá por meses! É algo tão pequeno, não é? É algo tão simples, mas quanta alegria traz! Cristo disse em João 10:10 “Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente”. O Brilho de Sol no lar, demonstrado através de atos de bondade simples e propositais é uma parte preciosa dessa vida abundante com Cristo.

Então como podemos levar o Brilho de Sol ao nosso lar? A resposta está contida fundamentalmente em uma palavra de três letras. O “Sol” da Justiça é o único que pode originar e sustentar o brilho em seu coração, bem como em seu lar! “Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida” 1 João 5:12. Então como podemos ter o Sol e os frutos do Brilho de Sol? Deixe-me compartilhar com você cinco passos práticos que temos descoberto que funcionam em nossa família.

1.       Torne o assunto do Brilho de Sol um enfoque na vida espiritual de sua família. Passe algum tempo diariamente, individualmente ou em família, lendo e discutindo o assunto. Estude palavras como bondade, respeito, incentivo, cortesia, auxílio, ternura. O horário da devoção pessoal e do culto são oportunidades ideais. Um grande recurso que lemos regularmente é o livro Lar Adventista. Seção 1. O Lindo La,r eSeção 15. Graças que Iluminam a Vida Familiar são cheios dos princípios práticos do Brilho do Sol no lar. O livro Orientação da Criança, capítulo 27, Alegria e Gratidão, e capítulo 45, Com Amor e Firmeza.

2.       Ore com fervor sobre este assunto, porque é estranho para nossa humanidade. Nos estágios iniciais de buscar ter o Brilho de Sol em seu coração e em seu lar, você perceberá quão egoísta você é! Todos nós somos! Você poderá cair, mas, vai se levantar novamente e brilhará!

3.       Trabalhe na área em que você menos brilha. Talvez seja a mamãe na cozinha, o papai no computador, talvez os filhos na hora de dormir. Seja qual for a área de fraqueza, exponha ela ao Sol, admita a si mesmo, a Deus e um ao outro se for apropriado. Então considere como vocês podem se ajudar a não ser uma nuvem que cubra o Sol!

Em nossa família nós criamos a “Caixinha do Brilho do Sol” para ajudar a reconhecer atos de amor. É uma simples caixa em formato de coração que enchemos de coraçõezinhos de EVA cada vez que alguém brilha por Jesus. Um dia, enquanto orava sobre este assunto, percebi que meu filho de cinco anos de idade estava bem ao meu lado com um grande sorriso em seu rosto. “Sim, Calebe?” Eu disse com bondade. “Posso colocar um ‘amor’ na caixinha?” ele perguntou empolgado. “Eu arrumei a cama da Hannah!” Que momento precioso!

4.       Começa com os pais. Os pais são responsáveis por subirem acima das nuvens das criancices que inevitavelmente surgirão. Nós é que devemos mostrar o caminho. “Se quisermos que nossos filhos pratiquem a bondade, a cortesia, o amor, devemos dar-lhe nós mesmos o exemplo.” Lar Adventista, p. 421.

5.       São as pequenas coisas que valem! Não subestime o poder de abençoar e promover felicidade contido nas pequenas coisas da vida familiar. Peça a Deus pela manhã que lhe dê oportunidades naturais para demonstrar bondade no dia que se inicia. Um sorriso de apreciação, uma palavra de incentivo, e um ato de amor, é só isso que é necessário.

Que Deus nos abençoe a termos mais de Cristo em nosso lar! Que possamos encontrar alegria do Brilho do Sol em nosso lar e no processo de tornarmos os cristãos amáveis que queremos nos tornar, e que o mundo anseia ver!

Escrito por Paul Rayne. Traduzido com permissão do www.restoration-internation

O Brilho do Sol no Lar

Uma ideia sobre “O Brilho do Sol no Lar

  • 19 de Maio de 2012 em 22:12
    Permalink

    Cd dia mais precisamos e precisaremos proteger nossos lares com os raios do Sol que vem do alto.Que Deus nos dê sempre sabedoria e criativi-dade (como o autor do texto teve)p/ agirmos.Rute,q o brilho e calor de Deus continuem sempre presentes em sua vida!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *