Que tipo de atividades você faz em família na época do Natal? Sabemos que Jesus provavelmente não nasceu nessa época do ano e nossas filhas compreendem isso, mas a ocasião não deixa de ser uma boa oportunidade para refletirmos e celebrarmos a vinda de Jesus ao mundo. Veja o conselho que nos foi deixado:

“Sendo que o dia 25 de dezembro é observado em comemoração do nascimento de Cristo, e sendo que as crianças têm sido instruídas por preceito e exemplo que este foi indubitavelmente um dia de alegria e regozijo, ser-vos-á difícil passar por alto este período sem lhe dar alguma atenção. Ele pode ser utilizado para um bom propósito.” Lar Adventista, p. 478.

No Natal existem muitas tradições que as pessoas seguem, que normalmente envolvem excessos e intemperança em vários sentidos. Então aqui em casa resolvemos criar as nossas próprias “boas tradições” com as crianças para tornar essa época especial e centralizada em Jesus. Uma delas é que algumas semanas antes do Natal, vestimos bonecas e ursinhos com roupas bíblicas e as incentivamos a montar a cena do presépio e a recontar a história do nascimento de Jesus para fixarem na mente o verdadeiro significado do Natal.
Nessa época também, antecipando os vários presentes que normalmente recebem, costumamos incentivá-las a compartilhar seus brinquedos com outras crianças. Elas escolhem brinquedos, em bom estado, colocam em uma caixa e embrulham como presente e levamos para alguma entidade ou diretamente a uma criança carente. É incrível ver o desprendimento delas ao separar brinquedos que foram tão preciosos. E mais incrível ainda é ver a alegria ao entregar os presentes e saber que estão fazendo alguém feliz.
Outra tradição é ascender uma vela e cantar parabéns para Jesus na refeição principal de Natal. As meninas ficam empolgadíssimas e certa vez a menor até perguntou se Jesus não iria chegar para o Seu aniversário. Antes ou depois da refeição fazemos também um culto especial. Cantamos hinos de natal e recontamos a história do nascimento de Jesus que as crianças gostam de encenar com os bonecos.
Outra idéia que adotamos de uns amigos é no momento de abrir os presentes, dar primeiro uma caixinha com um coração dentro, explicando que aquele é um presente que Jesus quer dar a cada criança. Se elas aceitarem primeiro aquele presente que é um novo coração, então poderão receber os outros presentes. Através dessa atividade temos a oportunidade de refletir na profundidade de entregarmos o nosso coração a Jesus e aceitarmos o novo coração que Ele nos oferece a cada dia.
Que Deus esteja com cada um de nós ao aproveitarmos cada momento neste Natal para meditar em Seu grande amor por nós ao enviar Jesus para nos salvar.
Feliz Natal com Jesus!

Veja outras idéias aqui.

Natal com Jesus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *