Aqui estão algumas idéias práticas para ajudar seu filho a desenvolver uma vida de devoção pessoal com Deus. Não importa a idade e como fazem a devoção, sempre planeje um momento no fim do horário da devoção pessoal para compartilharem com você o que aprenderam e dizer como podem aplicar à vida deles de maneira prática.
Idade Pré-escolar:
1. Ouça a Bíblia sendo lida em CD (sem dramatização). Isso ajuda seu filho a ser guiado pelo Espírito Santo em vez da interpretação do homem. Peça que desenhe uma figura enquanto ouve o texto para ilustrar a história que ouviu.
2. Ouça CD de versos bíblicos em música – esta é uma grande maneira de gravar a Palavra de Deus na memória e no coração.
3. Leia uma história da Bíblia para ele e peça que pinte uma figura de acordo com a história.
4. Passe tempo diariamente com seus filhos, ensinando-os a orarem de modo que suas orações expressem seus sentimentos. Por exemplo:
“Ajuda-me a obedecer rapidamente e com alegria quando a mamãe ou papai me pedirem para ajudá-los”
Ajuda-me a sempre ser bondoso para o meu… irmão… irmã…”
“Obrigado pela querida família que o Sr. Me deu – meu papai, minha mamãe,…”
“Obrigado pelos amigos especiais que temos…” (Peça que digam os nomes).
“Obrigado por todas as coisas boas que o Sr. Nos dá – por favor, ajude as crianças que não têm muito a não passarem fome”. (Aqui você pode implementar a idéia do “cofrinho de abnegação”. Escolha uma entidade sem fins-lucrativos – ex. ADRA – e apadrinhe uma criança a cada mês com o dinheiro do cofrinho de abnegação de seu filho. Quando for ao mercado e seu filho quiser algo extra, relembre-o de seu amigo especial que não têm muito e pergunte se ele está disposto a negar aquilo e dar o dinheiro para ajudar seu amigo que precisa de roupa e alimento. Ao chegar em casa deixe seu filho colocar o dinheiro que teria gasto no cofrinho e todo mês retire-o e conte. Então escreva um cheque para a organização. Este é um bom modo de ensinar altruísmo e compaixão pelos outros. Não fique surpreso se seu filho o desafiar perguntando se você realmente precisa de certas coisas.)
Idade Escolar/Juvenil:
1. Peça ao seu filho que escolha um livro da Bíblia que gostaria de ler durante o momento de devoção pessoal. Você também precisa lê-lo para poder discutir a história e o que eles aprenderam de cada capítulo. Incentive-o a sublinhar a Bíblia com um código de cores personalizado para marcação da Bíblia.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Sugestão de Código de Cores
 
1.       Amarelo (luz) = Princípios que nos guiam em todos os aspectos da vida.
2.       Marrom (poeira) = Coração natural (o EU primeiro, meu jeito – coração longe de Cristo)
3.       Vermelho (sangue) = O amor e sacrifício de Deus, seu sofrimento por nós, seu sangue.
4.       Laranja (advertências) = Chamados e apelos de Deus ao meu coração.
5.       Azul (lei) = Minha parte – o que Deus que eu faça para cooperar, obediência.
6.       Pink (Sua justiça) = A parte de Deus, o que Ele fará por mim pessoalmente.
7.       Verde (princípios de obediência) = Caminhada de fé, crescimento cristão.
 
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
2. Peça ao seu filho que leia um livro (Vida de Jesus, a história de algum personagem da Bíblia ou outro livro que ajude a construir o caráter, histórias reais da Bíblia). Peça que compartilhe com você o que está aprendendo e porque gostou daquilo. Observe-o durante o dia para ver se a mensagem está sendo aplicada à sua vida.
Adolescência:
1. Peça ao seu filho que escolha um assunto doutrinário (Ex., batismo, dízimo, autoridade da Bíblia) que tenham o desejo de entender melhor e faça um estudo completo na Bíblia comparando texto com texto.
2. Deixe seu filho escolher um assunto com o qual está sendo desafiado (Ex. música, amizades, entretenimento, influência, ou responsabilidade pelo que falam) e peça que pesquise na Bíblia para encontrar princípios e diretrizes que os ajude a tomar suas próprias decisões baseadas na Palavra de Deus – não baseada no que outros têm feito ou no que parece ser aceitável.
3. Peça ao seu filho que escolha para ler um livro baseado na Bíblia que seja apropriado para sua idade (Ex. Mensagens aos Jovens). Ajude-os a aplicar a leitura ao dia a dia.
4. Incentive seu filho (não importa a idade) a dizer durante o culto familiar o que aprendeu e por que deseja compartilhar com os outros. Isto ajuda a família a se interessar pelo crescimento espiritual um do outro, além de tornar o culto mais interessante.
Escrito por Alane Waters, do Restoration International. Usado com permissão.
 
Outras sugestões para crianças pequenas:
Idéias para a Devoção Pessoal dos Seus Filhos

Uma ideia sobre “Idéias para a Devoção Pessoal dos Seus Filhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *