“No estudo das ciências, também, devemos obter conhecimento do Criador. Toda verdadeira ciência não é senão uma interpretação da escrita de Deus no mundo material. A ciência traz de suas pesquisas apenas novas provas da sabedoria e poder de Deus. Corretamente entendidos, tanto o livro da natureza como a Palavra escrita nos familiarizam com Deus, ensinando-nos algo das sábias e benfazejas leis mediante as quais Ele opera.” Patriarcas e Profetas p. 441.

Segue uma sugestão de estudo utilizando a Bíblia, a ciência e o caráter juntos. Vamos utilizar para esse exemplo o estudo da grama (erva).

Objeto da Natureza

Texto Bíblico

Lição para o Caráter

1. A Engenharia de Deus Jeremias 51:5 A Sabedoria de Deus
2. Como a Grama se Originou Colossences 1:16 Jesus é o Criador
3. O Proósito da Grama Salmo 104:14 Gratidão pelos alimentos
4. Micro-organismos 1 Coríntios 1:28, 29 Humildade
5. O link Verde Filemon 2:5-8 Conexão Divina
6. Identificando a Grama Isaías 43:1 Auto-respeito
7. Anatomia da Grama João 15:8-11 Serviço
8. Olhar Atento Mateus 5:48 Cuidado
9. Fotossíntese Hebreus 4:14-16 Salvação
10. Estômato da Folha da Grama (O Desconhecido) 1 Timóteo 3:16 Cuirosidade
11. Flores da Grama Gálatas 6:7 Oportunidades
12. Novo Nascimento Salmo 33:9 Poder para o Crescimento
13. Grama Nova e Velha Deuteronômio 6:2, 7 Honra aos Pais
14. Sistema da Raiz Colossences 2:7 Devoções diárias
15. Cortando a Grama Tiago 1:2-4 Provações
16. A Beleza da Grama Seca Isaías 40:6-8 Morte
17. A Sociedade que Vive na Grama Mateus 6:30 O cuidado de Deus
18. Orvalho e Gutação Marcos 1:35 Devoções diárias
19. Cinco Gramas Comuns Mateus 7:16 Caráter cristão
20. Adaptação da Grama Provérbios 28:20 Adaptação
21. Fogo e Grama Salmo 37:1, 2 Destruição
22. Prados e Grama Isaías 44:3, 4 Nova Terra

No mundo maravilhoso da natureza de Deus alguns milagres passam sem serem notados devido a serem tão comuns. Uma folha de grama é uma dessas maravilhas. Aqui temos algumas maneiras de como a grama funciona e o que ela revela sobre o Criador: Salmo 65:9-13 nos diz: “Tu visitas a terra, e a refrescas; tu a enriqueces grandemente com o rio de Deus, que está cheio de água; tu lhe preparas o trigo, quando assim a tens preparada. Enches de água os seus sulcos; tu lhe aplanas as leivas; tu a amoleces com a muita chuva; abençoas as suas novidades. Coroas o ano com a tua bondade, e as tuas veredas destilam gordura. Destilam sobre os pastos do deserto, e os outeiros os cingem de alegria. Os campos se vestem de rebanhos, e os vales se cobrem de trigo; eles se regozijam e cantam.” Salmo 65:9-13

De acordo com as escrituras a grama foi uma das primeiras coisas que Deus criou em nosso planeta. ela parecia ser a fundação para todas as vidas. Esta máquina verde viva alimenta e ministra a todos. Desde a vaca que remói até o mais rico magnata da cidade , todos dependem da humilde grama.

Encorajo a vocês a estudarem na sala de aula do criador essas lições adaptando-as para sua própria idade. Aprendam juntos sobre o caráter, ciência e a Bíblia. Que tenhamos ouvidos para “ouvir a grama cantar” e ouvir sua mensagem “Deus é amor”.

Para os 3 primeiros tópicos segue mais detalhes abaixo para você ter uma ideia de como desenvolver os demais tópicos:

1. A Engenharia de Deus
Nossa casa original era um jardim, mas mesmo que moramos em uma cidade ainda podemos nos beneficiar em ver um quintal gramadinho ou até mesmo um terreno vazio que a grama tomou conta. Uma folhinha de grama é um exemplo que uma maravilha arquitetônica. Sua altura é 500 vezes o seu diâmetro e mesmo assim não utiliza nada como suporte. É pisoteada, o vento a empurra e mesmo assim volta a apontar para o céu. Leia Jeremias 51:15
Lição de Caráter: a Sabedoria de Deus
Projeto: Saia de casa e veja se consegue identificar uma graminha que seja 500 para 1 (500 vezes mais alta que sua largura). Isso é algo criado por Deus!

2. Como a Grama se Originou
Quando nosso mundo tinha apenas três dias de vida, Deus fez a grama. ” E disse Deus: Produza a terra erva verde… E a terra produziu erva, erva dando semente… E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.”Gênesis 1:11-13
Jesus foi quem chamou a grama à existência por ele todas as coisas foram criadas. Colossenses 1:16
Jesus desenhou e criou a grama juntamente com as árvores e outras vegetações.
O nome científico da família das gramas é gramineas alterado para Poaceae que consiste de mais ou menos 7500 espécies. É uma das maiores famílias de plantas do mundo.
Qual o propósito para o qual Deus criou a grama? Era para ser o alimento para o homem e animal. O plano de Deus é que todo o alimento para os homens e animais viessem do reino das plantas/
Genesis 1:29, 30
Lição de Caráter: Jesus é o Criador
Projeto: Vá lá fora, pegue uma folha de grama para estudar. Foi criada por Jesus. Como é o seu formato? Qual a sua cor? Note a textura. Como que ela se dobra? Como seria o mundo sem a grama?

3. O Propósito da Grama
A vida na Terra depende dos seres verdes. A grama cresce sem ajuda do homem, mas o homem não pode viver sem a grama. As plantas pegam o seu alimento do solo, sol e se. As gramas e outras plantas absorvem aproximadamente 10% da energia solar. Quando animais, insetos, roedores ou o homem comem a planta, eles recebem apenas uma fração da energia solar que está guardada ali.
Algumas criaturas como as vacas, ovelhas e algumas pessoas pegam o seu alimento diretamente das plantas. Outras criaturas pegam o seu alimento comendo animais que se alimentaram de plantas. Gatos e corujas que comem ratos estão incluídos neste grupo. Humanos que comem carne estariam neste segundo grupo também.
Um terceiro grupo são os predadores como gatos, lobos e águias. Eles comem os animais do segundo grupo. Deus os fez coletores de lixo por natureza para cuidar daquilo que está morto. A iena, o urubu o porco são exemplos desses animais.
A grama é a fonte de alimento original. O coelho como grama, a doninha come o coelho, o gato selvagem come a doninha. Esse processo é chamado de cadeia alimentar.
Ao redor de 12 tipos de gramas diferentes estocam nossos supermercados com produtos de cereais, eles são feitos das sementes das gramas: arroz, milho, aveia, centeio, trigo e cevada. Açúcar e melado vem da cana, que também é um tipo de grama. As gramas que alimentam o mundo são trigo, arroz e milho.
Se não tivermos a grama por um ano, a fome eliminaria as pessoas do mundo. Devemos ter fazendeiros que cultivam plantas. Uma profissão muito importante é ser um fazendeiro.
A Bíblia faz a seguinte pergunta, ” porque você gastou seu dinheiro por aquilo que não é pão? ” Isaías 55:2. Fazendeiros trabalham com a fonte original de todos os alimentos. Salmos 104:14 diz que Deus “Faz crescer a erva para o gado, e a verdura para o serviço do homem, para fazer sair da terra o pão.”
Lição de Caráter: Gratidão pelos alimento.
Projeto: Faça um relatório do que a sua família come em um dia. Quantos tipos diferentes de grama (erva) você comeu? O alimento que comemos não cresce no supermercado. Quanto que a sua família gasta por semana para comprar produtos da grama (erva) que outra pessoa plantou?

Traduzido e Adaptado por: Angélica Gomide. Baseado no livro: “The Gospel According to a Blade of Grass” Por Terry e Jean McComb.

Clique aqui para baixar o Estudo da Grama em PDF

Estudo da Grama

Uma ideia sobre “Estudo da Grama

  • 31 de Maio de 2018 às 20:33
    Permalink

    Muito maravilhoso que Deus fez cada coisa no seu devido lugar

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *