“Você está falando sério? “É verdade?” “Você está brincando!” Frequentemente fazemos estas perguntas e outras semelhantes porque sinceridade e honestidade estão quase extintas em nossa cultura. Não sabemos em quem ou no que crer. Até nossos filhos são afetados e aprendem a ser desonestos por causa dessa falta de integridade.
Nossa família passou por uma experiência que ilustra essa falta de honestidade na sociedade de hoje. Estávamos comprando o bilhete para levar nossa família a uma excursão para observar baleias e o vendedor perguntou a idade das nossas filhas. Quando lhe respondemos ele disse: “É só vocês me falarem que elas têm menos de doze.” “Mas nossas filhas não têm menos de doze! – disse meu esposo. “Não importa, basta você me falarem isso”, insistiu o homem. “Mas isso é mentira. Somos cristãos e não mentimos.” Ele olhou para nós surpreso e disse: “Noventa e nove por cento das pessoas que vêm aqui também são cristãos, mas ele mentem para economizar alguns dólares”. Nós não economizamos um centavo, mas ensinamos nossos filhos uma lição muito importante aquele dia.
A seguir estão algumas maneiras para se desenvolver a honestidade em sua família:
·         Sempre diga a verdade não importa a consequência.
·         Não exagere para enfeitar histórias. Conte o que aconteceu.
·         Não deixe partes da história de fora para que a pessoa chegue à outra conclusão.
·         Não brinque, graceje ou provoque com declarações falsas. Isto sempre levará à falta de confiança e abrirá o caminho para que seu filho justifique uma mentira.
“Não mintais, uns aos outros….” Col 3:1

Escrito por Alane Waters. Traduzido por Rute Bazan com permissão do Restoration International (www.restoration-international.org)

Ensinando Honestidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *