Algum tempo atrás publicamos aqui uma experiência incrível que tivemos usando tratamentos naturais. Resolvemos então compartilhar alguns tratamentos que temos aprendido e experimentado. Espero que sejam úteis à você também.
Nariz congestionado (Sinusite)
Fazer vaporização com folhas de eucalipto perfumado ou camomila.
Adulto e crianças maiores: Ferver água e colocar algumas folhas de eucalipto. Transferir a água para uma vasilha plástica para evitar queimadura com a panela. Colocar a vasilha sobre a mesa, sentar-se na frente da vasilha e cobrir a cabeça com um lençol de modo que não entre friagem pelas laterais ou parte inferior. Respirar o ar quente por uns quinze minutos. Assoar o nariz conforme for discongestionando. Ao terminar o tratamento, passar um pano frio no rosto e pescoço para evitar tomar friagem ao sair de debaixo da toalha.
Crianças pequenas: Como no processo anterior, ferver água e colocar algumas folhas de eucalipto. Transferir a água para uma vasilha plástica para evitar que se queimem com a panela. Colocar a água dentro de uma barraquinha (de brinquedo) cobrindo-a com uma coberta para que não entre friagem pela abertura da porta. Entrar com a criança na barraquinha (vestindo apenas uma camiseta e roupa íntima) cuidando para não encostar na vasilha de água quente. Aproveite o momento para conversar com a criança ou levar alguns livrinhos e contar histórias. Elas vão se divertir. Ficar lá dentro por aproximadamente 15 minutos. Antes de sair da barraca passar uma toalha molhada em água fria em todo o corpo da criança e seu. Deixar a tolha perto da entrada para você não ter que tomar friagem também. Manter lenço de papel consigo, caso precisem assoar o nariz.
Fazer compressas de preferência de manhã e à noite e não sair no frio logo após ser feita. (A barrquinha foi uma idéia genial da minha amiga Ruth Cardoso)
Nota: Certo dia estava em um hotel de não conseguia dormir de tão congestionada que estava, como não tinha o material para fazer inalação, abri o chuveiro do hotel na água mais quente possível e fiquei embaixo deixando a água quente cair sobre minha testa (por uns 15 minutos). Me ajudou bastante e finalmente consegui dormir.
Febre
De acordo com especialistas, não se deve tentar reduzir febre abaixo de 38,5 graus, pois neste grau além de não representar perigo de saúde faz o corpo aumentar a produção de leucócitos (soldadinhos de defesa do corpo). Para febre acima de 38,5 graus, deitado na cama, enrolar no tórax uma toalha molhada em água fria e torcida. Cobrir com outra tolha seca e um lençol. Renovar toalha molhada quando aquecer. Quando não for possível fazer isto, colocar um lenço molhado em água fria na testa e na nuca, ou tomar um banho em água fria e colocar roupas leves ou deitar e se cobrir com um lençol. É importante evitar tomar friagem ao fazer esses tratamentos, não ficar ao sol e tomar bastante água.
Queimadura simples
Tire a baba da babosa (descascando-a) e passe sobre a queimadura. Arde um pouquinho na hora, mas logo passa. Continue passando até cicatrizar completamente. É muito bom!
Outra opção é passar azeite de oliva (boa marca) sobre o local, renovando ao perceber que se secou. Não passe azeite sobre queimaduras mais graves com erupção de pele, essas precisam de atenção médica.
Náusea e Vômito (siga os passos certinho que funciona mesmo!)
Preparar chá de hortelã (sem açucar) e deixar esfriando. Enquanto isso, por uns 15 minutos, fazer compressa fria sobre o estômago com toalha molhada em água gelada. Renovar a aplicação quando a toalha aquecer. Misturar suco de 1 limão em quantidade igual de água e tomar uma colherada a cada 3 minutos. Quando se sentir melhor tomar alguns goles do chá de hortelã frio. Após meia hora, experimentar beber suco de frutas diluído em água, depois suco de fruta puro (sem açucar). Após outra meia hora, mastigar lentamente uma maçã sem casca, e duas horas mais tarde ingerir refeição leve (tipo bolacha água e sal e fruta).
Este tratamento é ideal para náusea por indigestão ou por outra razão simples. Se outros sintomas como febre e diarréia estiverem presentes pode ser algo mais grave como infecção intestinal, procure descobrir a causa.
Alguns desse tratamento foram tirados do livro “Você pode ter Saúde Basta Querer” de Catharina Walzberg. http://www.retirodasaude.com.br/Home.htm

Conheça alguns tratamentos naturais para bebês, clique aqui.AVISO IMPORTANTE: As informações apresentadas aqui NÃO DEVEM ser usadas para substituir o diagnóstico clínico habilitado. PROCURE SEMPRE UM PROFISSIONAL COMPETENTE para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar medicamentos. Todo material publicado neste site possui caráter apenas informativo.

Dicas de Tratamentos Naturais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *